“É um ótimo resultado e bate com as nossas pesquisas internas. Entre os dias 24 e 28 de julho fizemos duas que nos deram 26 e 27, respectivamente. Então esperávamos que o Ibope desse algo semelhante”, reagiu o Artur Virgílio Neto, candidato a prefeito de Manaus pela coligação O Futuro é Agora, tão logo foi divulgado o resultado da primeira pesquisa do Ibope para a Prefeitura de Manaus, divulgada ainda a pouco durante o Jornal do Amazonas, pela Rede Amazônica de Televisão. De acordo com Artur, os números do Ibope refletem o sentimento das ruas. De acordo com o Ibope, na pesquisa estimulada – aquela que cita o nome do candidato, Artur Virgílio Neto, da coligação O Futuro é Agora, lidera as intenções de votos com 29% contra 19% da candidata comunista, Vanessa Grazziotin. Serafim e Sabino aparecem empatados, com 11% enquanto Henrique Oliveira tem 7% e Pauderney 3%. Os demais candidatos aparecem com 1% das intenções. De voto. A pesquisa foi realizada de 13 a 15 de agosto e ouviu 602 pessoas, na cidade de Manaus. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
Artur, que está se recuperando de uma virose acumulada com crise de asma, acompanhou o resultado da pesquisa em casa e imediatamente começou a receber telefonemas de candidatos a vereadores, de integrantes do grupo de Mulheres, de religiosos. “Quero agradecer a todos, pelo trabalho, pelo empenho. Agradecer aqueles que fazem parte da equipe e que vão as ruas trabalhar pela nossa vitória, mas quero agradecer principalmente aqueles que trabalham silenciosamente, que não estão oficialmente na campanha mas que estão pedindo voto para o Artur. Quero agradecer aos visíveis e aos invisíveis”.
O agradecimento especial de Artur é direcionado para o seu candidato a vice, Hissa Abrahim. “Nesses dias em que estive me recuperando da virose, continuei cumprindo uma agenda mais interna, de reuniões com equipe e decisões sobre o programa eleitoral. Mas o Hissa segurou a onda na rua, dando uma prova grandiosa de que formamos uma equipe, com o máximo de entrosamento”. Artur avalia que o resultado da pesquisa chega em ótimo momento para motivar ainda mais toda a equipe. “As pessoas estão felizes e isso vai se refletir ainda mais no nosso trabalho”, agradeceu.
Nas três pesquisas oficiais anteriores registradas no TRE, Artur também lidera a corrida pela Prefeitura de Manaus, em números mais modestos. De acordo com a Perspectiva, ele teria 23% das intenções de votos contra 20% da candidata comunista (resultado igual nas duas pesquisas realizadas pela empresa). Já o Instituto de Pesquisa do Norte Ltda (Ipem) confirmou a liderança de Artur Virgílio 24,6% contra 20,9% do segundo colocado, Serafim Correa (PSB). A candidata comunista Vanessa Grazziotin aparece em terceiro lugar com 17,6%.