Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM) e Feminino (CDPF) utilizaram os equipamentos nesse final de semana de visitas
As máquinas de raios-x, portais detectores de metais, raquetes e banquetas adquiridos pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen) e doados para unidades prisionais em todo o Brasil, começaram a ser utilizados em três unidades prisionais localizadas no km 8 da BR-174, neste final de semana. Na manhã deste sábado (27), o secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), major Klinger Paiva, o coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior e o corregedor do sistema penitenciário, André Marques, acompanharam os procedimentos de revista com os novos materiais.
A primeira unidade a ser visitada foi o Centro de Detenção Provisório Masculino, que possui atualmente 1.383 internos e um grande fluxo de visitas no sábado e domingo. Major Klinger Paiva acompanhou de perto alguns dos materiais que estavam passando no momento pela máquina de raio-x e pôde comprovar a eficácia do equipamento. “No primeiro dia os funcionários ainda estão se adequando no manuseio adequado de todos os equipamentos que são utilizados nas revistas, mas já conseguimos perceber que essa tecnologia aumenta o nível de segurança e diminui o tempo no procedimento, já que antes os funcionários tinham que abrir todas as sacolas para realizarem a revista completa”.
As outras duas unidades que receberam os equipamentos do Depen e que tiveram os procedimentos acompanhados neste sábado pela equipe da Seap, são o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), que hoje possui 1.006 internos, e o Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF), que é a unidade feminina com o maior número de internas: 220.
Com os novos equipamentos, a Seap pretende evitar a entrada de itens proibidos, como armas, drogas e telefones celulares, conforme determinação do Depen na capacitação voltada para servidores do sistema prisional do Amazonas, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro. Com a máquina de raio-x, que é o principal equipamento para inibir artefatos ilícitos, a sensação de segurança para funcionários e visitantes irá aumentar.
Para o major Lima Júnior, os procedimentos de inspeção vão evitar a realização de revistas vexatórias e constrangimentos com as visitas. “Todo o aparato recebido pela Seap se utiliza de materiais altamente modernos que vão auxiliar no combate a entrada de objetos proibidos. O sistema penitenciário está evoluindo e alcançando patamares maiores na questão da segurança e ordem dentro das unidades prisionais”