sábado, 19 de dezembro de 2015

Comitê Manaus 2016 promove Festival Transforma em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016

O evento aconteceu  neste sábado (19/12) e os participantes tiveram  a oportunidade de conhecer e praticar 11 esportes Olímpicos e Paralímpicos


     O Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016 realizou, neste sábado, 19 de dezembro, a primeira edição do Festival Transforma em Manaus. Criado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para promover esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos, o evento já passou pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, levando mais de 13 mil pessoas a praticarem esportes. O lançamento foi  feito no conjunto habitacional Viver Melhor 1, bairro Santa Etelvina, zona norte da cidade, em frente à Escola Estadual Eliane Socorro Pacheco Braga.

     Durante o evento, que ocorreu das 7h às 11h, os participantes tiveram  a oportunidade de conhecer e praticar 11 modalidades Olímpicas e Paralímpicas, como: tênis, tênis de mesa, luta olímpica, judô, atletismo, tiro com arco, atletismo Paralímpico, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5. Também estiveram  presentes os mascotes olímpico e paralímpico, Vinicius e Tom.


     Segundo o coordenador do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, a expectativa é que cerca de 400 crianças e adolescentes de 4 a 11 anos participaram  deste primeiro festival. “O objetivo é promover esse primeiro contato deles com as modalidades olímpicas e paralímpicas. Além disso, os representantes das confederações também ficaram de olho naqueles que se destacarem durante a prática”, afirmou.


     Mário Aufiero informou que a previsão é de que sejam realizados 11 festivais na cidade, próximos a escolas e centros esportivos em todas as zonas geográficas, além da Vila Olímpica e Arena da Amazônia.

     O coordenador do Festival Transforma pelo Comitê Manaus 2016, Wendell Marques, explicou que os participantes fizeram  um credenciamento no início do evento e receberam um crachá. A dinâmica consistiu  em montar grupos que irão experimentar os esportes Olímpicos e Paralímpicos em um tempo estimado de 15 a 20 minutos. “Em cada modalidade esportiva tinha  um instrutor para apresentar aquele esporte e, ao final de cada explicação, os participantes tiveram  a oportunidade de praticar também”, explicou.



     A  educação é uma premissa dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentro dessa tradição, o lançamento do Programa de Educação é um compromisso de toda cidade-sede para garantir o legado social do evento. O Transforma iniciou suas atividades em 2013 no Rio de Janeiro e já impacta mais de 4 milhões de alunos de todas as capitais brasileiras e dois distritos de Portugal. “Esta é a 13ª edição do Festival Transforma pelo Brasil e já temos outros previstos para o próximo ano. Em Manaus, capacitamos os multiplicadores, para que eles criassem os seus próprios festivais. Desta forma, formamos um legado, para que a prática de novos esportes e de valores olímpicos e paralímpicos continuem mesmo após os Jogos Rio 2016”, comenta Vanderson Berbat, gerente de Educação do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.
 

 
Transforma nas escolas de Manaus – Além dos festivais, o Transforma também está sendo implantado em 50 escolas públicas estaduais. O Comitê Rio 2016 oferece, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares e sugestões de conteúdo para aulas.

     Em setembro deste ano foi realizado o treinamento presencial para professores de educação física e coordenadores pedagógicos que irão atuar no programa. Também foi disponibilizado treinamento virtual para as escolas do interior do Estado que quiserem aderir ao programa, por meio de uma plataforma de ensino a distância (rio2016.com/educacao). A previsão é que os alunos comecem a ter a experimentação esportiva a partir do início do ano letivo de 2016.

 

     Sobre o Transforma: O Transforma iniciou suas atividades em 2013 e tem como objetivo ampliar o cardápio esportivo das escolas públicas e privadas e promover atividades que estimulam valores Olímpicos e Paralímpicos. O programa oferece de forma gratuita, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades. Presente em 5.400 escolas e com, aproximadamente, quatro milhões de alunos impactados, o programa atua presencialmente nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Manaus. Através da plataforma de ensino a distância, já impacta todos os estados brasileiros e mais dois distritos de Portugal. No município do Rio de Janeiro, o programa já integra o sistema de políticas-públicas. O programa também oferece o Festival Transforma, evento de experimentação esportiva que já se encontra em sua 13ª edição, oferecendo experimentação em 34 esportes olímpicos e paralímpicos. No total, 13.374 pessoas estiveram presentes.





 


 

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda