Cerca de 42 famílias foram retiradas de um assentamento de terra no Km 6 da rodovia estadual AM-070 Manoel Urbano (Manaus-Manacapuru) na manhã desta terça-feira (6). Policiais militares cumpriram um mandado de reintegração de posse emitido pela Justiça do Amazonas e residências das pessoas foram demolidas por tratores.
No local, dividido em duas comunidades, São Sebastião e Grande Vitória, havia 61 casas de madeira e de alvenaria, e móveis e objetos pessoais dos moradores foram destruídos. “Eles entraram ontem e hoje foi a demolição. Estamos sem onde morar, estamos na casa de parentes”, disse a dona de casa Edna Avelino Rodrigues, 43, moradora.
Segundo ela, os ocupantes do terreno sabiam do mandado judicial desde outubro do ano passado, mas uma manobra do prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, conseguiu adiar a data para o cumprimento da reintegração. “O prefeito disse que ia ajudar e deixou a gente na mão”.
“O prefeito conversou e disse que ia tirar a gente do local para colocar em outro (terreno), no Km 26 (da AM-070). Nós queremos conversar com ele, mas ele só manda a secretária ‘Sâmiai’, de habitação. Agora a gente está esperando a resposta dela, o que vai ser feito”, afirmou Edna.