Desembarca no dia (28) no município de Envira, na Calha do Juruá, uma equipe do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, que vai desenvolver oficinas de artes, teatro e música nessa primeira etapa de qualificação em parceria com a prefeitura de Envira.
A luta para levar as atividades do Liceu de Artes até Envira é um propósito que o prefeito Ivon Rates não esconde. “Temos uma juventude extremamente artística” disse o prefeito para os técnicos do governo do Amazonas, em outubro do ano passado, quando foram avaliar as potencialidades culturais do município.
O Maestro Davi Nunes e o arquiteto Elijone Albuquerque acompanharam o prefeito Ivon Rates na visita ao Cinema, a Biblioteca Virtual, o Salão de Eventos – obras que estavam em fase de conclusão no Centro de Exposições e Negócios Agropecuários – e o Centro Cultural.
Um amplo debate reunindo todos os segmentos culturais e inclusive religiosos, que trabalham com artes e cultura foi feito no auditório da prefeitura na presença dos técnicos do Estado. De forma participativa, cada um deu sua opinião. Na primeira chamada para inscrições, mais de mil adolescentes e jovens se inscreveram para cursos de música, dança, teatro e outras atividades artísticas e culturais.
“O secretário Robério Braga foi muito sensível à nossa proposta de fazer inclusão social através da cultura e com certeza vai viabilizar os sonhos que são meus e de uma multidão de jovens e adolescentes. Ele já garantiu que o município oferece espaços que podem receber adequações para receber um projeto nos moldes do Liceu de Artes Cláudio Santoro”, frisava Ivon Rates.
Ivon Rates sonha em transformar Envira na “Cidade da Cultura”. Diversas amostras foram potencializadas no decorrer de sua nova gestão. As apresentações de danças culturais durante a Expoenvia 2013, feita por mais de 300 alunos de escolas estaduais e municipais, empolgou a todos que foram a Arena durante um dos maiores eventos da região.
“Era a certeza de que precisávamos investir no nosso potencial”, comentou Ivon Rates.
O prefeito prestigiou todas as apresentações dos artistas enviados pela Secretaria de Cultura do governo do Amazonas para alegrar o evento. E após a Exposição, se desdobrou junto ao ex-governador Omar Aziz e ao atual governador José Melo, para concretizar o ideal de trazer o Liceu de Artes ainda este ano.
“Reunimos nossa equipe e estamos disponibilizando todos os esforços para aproveitar esse período de qualificação e assim darmos um passo importante no nosso sonho”, acrescentou Ivon Rates.
Ao falar mais sobre a parceria, Ivon Rates destacou que seu objetivo principal é estimular o estudo nas mais diversas manifestações artísticas, oferecendo a população envirense sua integração a cultura local.
SAIBA MAIS SOBRE O LICEU DE ARTES
A finalidade do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro é desenvolver, aperfeiçoar e explorar o talento de crianças, jovens e adultos, estimulando-os no que se refere à atividade artística, oferecendo gratuitamente, os serviços como, Cursos Livres e de Formação Artística nas áreas de dança, artes cênicas, música popular e erudita, artes plásticas e visuais com a finalidade de adquirir mão - de - obra especializada modificando o perfil dos profissionais em face da nova ordem de trabalho exigido pelo mercado.