Por Caíque Varella
Desde o ultimo dia 13 de julho, nossa equipe de reportagem esta acompanhando a situação em que se encontram os microscopistas e demais funcionários da área de saúde do município de Eirunepé.
Os microscopistas comissionados, que são em um total de 10. Estão com dois meses de salários atrasado e segundo o delegado sindical da classe informou a nossa reportagem, a secretaria de saúde, culpa o ministério da saúde, sendo que a responsabilidade de pagar esses servidores é do município.
Já os outros de 10 que recebem de recurso próprio do município, receberam no ultimo dia 18, apenas um mês atrasado. Os demais servidores do município também estão om seus salários atrasados. É importante lembrar que esses atrasos vem ocorrendo desde o ano de 2013, os servidores efetivos não tem mais data certa para receber seus salários os 3 últimos foram pagos com datas diferente. Ou seja a prefeitura é uma caloteira paga um mês e deixa outros pendentes.
Os recursos federais e estaduais repassados ao fundo municipal de saúde são pagos quando bem convém a gestão. Eles chegam há passar um mês com a prefeitura sem sabermos o que tá acontecendo exemplo o incentivo financeiro dos microscopistas no inicio do ano.
" Realizamos a greve que teve inicio dia 14.06.2014 e continua até hoje. O vice-prefeito vem ameaçando os servidores de demissão, por não quererem trabalhar sem receber.
Os técnicos de enfermagem e patologia recebem R$ 900,00 e ainda atrasa. Este valor esta congelado a mais de 4 anos. O técnicos de saúde bucal ganham 1 salario mínimo para trabalhar em uma profissão de risco". Ressaltou o delegado sindical José Barbosa Monteiro.
As contribuições previdenciários não são repassadas ao INSS e nem ao fundo municipal de saúde, ou seja, ninguém pode se aposentar ou receber pensão caso precise. Um exemplo claro é o caso do nosso ex-amigo ROSTELIO que foi a óbito, e sua esposa até hoje nunca recebeu a pensão dos filhos dele que ficaram órfão de pai. É uma ditadura. Os contratos de trabalho são assinados depois que nós trabalhamos ou seja, o contrato referente ao primeiro semestre desse ano foi assinado agora e junho e julho.
O programa mais médico que a prefeitura deve pagar a ajuda de custo todo dia 1 de cada está com dois meses atrasado.
As coordenações e os plantões dos enfermeiros estão há 3 meses sem ser pagos. Os enfermeiros deixaram de trabalhar no hospital e agora temos plantões sem enfermeiros no H.R.V.C que contrario o código de ética de enfermagem.
Tentamos por entrar em contato om a o prefeito de Eirunepé, mas não obtivemos retorno.