Esse é certamente um assunto cheio de polemicas e também composto de varias ramificações, quando abordado tendemos a refletir sempre na falta de médicos ou de remédios, postos e hospital lotados e etc. Me permitam porém, abordar uma vertente que talvez passe despercebida pela maioria da população, mas que tenho notado um crescimento explosivo. Trata-se da Poluição Sonora. É evidente o crescimento da economia eirunepeense e como reflexo do sistema capitalista a sede por consumo inflama o ego daqueles que outrora não poderiam adquirir bem algum,
estes mais novos consumidores tratam logo de adquirir um bonito carro ou uma moto potente, mas não fica somente nisso, antes mesmo de dar a primeira volta com o “carango” já o equipam logo com um potente sistema de sonorização, já nas motocicletas são retiradas os escapamentos, também chamados de “descargas” originais que estão regulamentadas, por barulhentas, às quais chamam “cadro”, e passam a desfilar pelas ruas da cidade para chamar atenção, afinal no entendimento deles “Agora eu to podendo”, tudo isso independentemente de horário, nas madrugadas inclusive.Contudo, acredito que eles não sabem que estão cometendo alguns crimes:
· Prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, a perturbação do sossego público sujeita o autor a pena de prisão simples e multa.
![]() |
Milton Pongitoty |
· A modificação de veículos também depende de autorização de órgão público competente
A Secretaria de Meio Ambiente do Município é a autoridade pública responsável pela fiscalização dessas infrações, podendo agir na forma da Lei.
Como mencionei anteriormente, saúde pública é um assunto amplo, podemos debater ao longo da semana nas redes sociais, entretanto gostaria que os senhores refletissem sobre o exposto acima.
Grande abraço, e não esqueçam, juntos podemos mudar o mundo.