quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Segurança está pronta para garantir jogos tranquilos, diz secretário da SSP


O Plano Integrado de Segurança planejado para os Jogos Olímpicos em Manaus será testado em sua plenitude nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, primeiro dia de jogos do Torneio Olímpico de Futebol, na Arena da Amazônia.  As ações já estão acontecendo desde o último sábado com a chegada das delegações a Manaus, mas é a primeira vez que a operação vai atingir seu grau máximo com mais de 50 órgãos atuando em conjunto.

Além da proteção às delegações e a segurança do público que irá assistir aos jogos, o planejamento visa atender as demandas do trânsito nas imediações da Arena da Amazônia e orientar a população. Aproximadamente 2.000 servidores de segurança das esferas Estadual, Federal e Municipal atuarão na arena durante os jogos entre Suécia e Colômbia, às 18h, e Nigéria e Japão, às 21h.

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), e fazem parte dos protocolos que devem ser seguidos dentro da Operação Integrada Jogos Olímpicos 2016 no Amazonas, da qual participam 50 órgãos das forças federais, estaduais e municipais, divididos nos eixos Defesa, Segurança e Inteligência.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, além dos policiais nos locais de evento, câmeras posicionadas em pontos estratégicos reforçam as ações de segurança. “Agora, iremos colocar em prática todo o nosso planejamento integrado e acreditamos que, seguindo todos os protocolos, teremos sucesso na execução de cada plano”, afirmou.

Para os jogos, serão instalados o Centro de Comando e Controle Estadual (CICC-E), localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul, e o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), nas dependências da Arena da Amazônia para que os órgãos possam dar pronta-resposta.

“Vamos estar reunidos todos os dias de jogos o tempo todo na arena e no CICC. Vamos acompanhar do primeiro cidadão a chegar e do último a sair. Os protocolos foram aprovados por uma comissão composta pelos três eixos. Todos os dias reunimos várias vezes para avaliar e ver o que deu errado e para ajustar o que for necessário. Estamos muito tranquilos e com uma expectativa muito positiva para esse evento”, declarou Fontes.


De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel Dan Câmara, a operação está pronta para atingir os níveis máximos de segurança. “Para o dia do jogo estamos com toda a operação pronta. Nós vamos realizar um controle de acesso muito rígido. Só irá acessar o perímetro externo imediato da Arena da Amazônia quem estiver credenciado ou quem estiver portando ingresso. Vamos estar prontos para entregar jogos seguros e saudáveis”.

Objetos proibidos – Conforme as regras do Comitê  Olímpico Rio 2016, é proibido o uso de determinados objetos no perímetro de segurança onde ocorrerão os jogos, tais como tesouras, canivetes, chaves de fenda, alicates e materiais similares.

Além disso, os torcedores não podem portar cordas, faixas e cartazes, ponteiros de laser, megafones, cornetas, apitos ou qualquer tipo de instrumento musical, que possam prejudicar a visualização do evento. Também são proibidos capacetes, animais (com exceção de cão guia), bastão de selfie, líquidos e bebidas em geral, equipamentos profissionais de TV, filmagem ou fotografia, recipientes ou objetos de vidro, equipamentos eletrônicos, itens de cunho político, religioso ou outros temas que possam ser utilizados para causar ofensa ou incitar discórdia.

Trânsito– A partir das 10h serão interditadas as seguintes avenidas: Loris Cordovil,  avenidas Alameda do Samba e Belmiro Vianez.  A partir das 12h será interditada a avenida Constantino Nery, a partir do viaduto de Flores até a avenida Darcy Vargas.

O desvio será feito pela avenida Desembargador João Machado e avenida Thelmário Pinto da Costa (Bairro de São Geraldo). Outra opção será o viaduto da Avenida Constantino Nery (subida) e Djalma Batista (descida) ou seguir pela Avenida Mário Ipiranga.

Segurança da cidade – Segundo o sub comandante da Polícia Militar, coronel Euler Souza, a operação Jogos Olímpicos não irá impactar na segurança da cidade. O planejamento foi feito para que tudo funcione de maneira integrada. “A população pode ficar tranquila que, além do efetivo que será empregado nos locais de interesse dos jogos, o policiamento das demais áreas da cidade também será reforçado. Em razão do próprio evento que faz com que as pessoas vão para as ruas e que a gente esteja preparado para atuar em toda a cidade”

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda