quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Com a coordenação do Secretário Mário Aufiero , Manaus tem recorde de público em uma partida de futebol feminino no Brasil, e fecha participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016

 
     Mais uma vez, o Amazonas mostrou que está preparado para sediar grandes eventos. A exemplo da Copa do Mundo, a realização em Manaus de três rodadas duplas do Torneio Olímpico de Futebol dos Jogos Rio 2016 foi considerado um sucesso a começar pelos números. As mais de 42 mil pessoas presentes na última rodada, na noite desta terça-feira, dia 9 de agosto na Arena da Amazônia para assistir Estados Unidos x Colômbia e Brasil x África do Sul, foi o recorde registrado em partidas de futebol feminino no Brasil. Nas três rodadas, o público registrado foi de mais de 106 mil pessoas, segundo o coordenador Estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero.
Em entrevista coletiva realizada no intervalo entre as duas partidas, representantes dos órgãos estaduais, que atuaram na organização dos Jogos Olímpicos em Manaus, destacaram o sucesso da Operação de Segurança Integrada, que envolveu mais de 6 mil servidores entre militares das Forças armadas, Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. “Tivemos aqui a maior operação da história do Amazonas com oito seleções internacionais e um complexo de segurança nunca antes visto aqui com as forças Armadas, Governo Estadual, Governo Federal e o Governo Municipal, todos agindo de forma integrada. Num balanço preliminar, para a operação até hoje, o saldo é bastante positivo”, disse Aufiero.
A Arena da Amazônia foi palco de duas rodadas duplas do Torneio Masculino envolvendo Suécia x Colômbia, Nigéria x Japão, no dia 4 de agosto; Suécia x Nigéria,Colômbia x Japão, no dia 7, além de uma rodada dupla do torneio feminino, com as partidas entre Colômbia x Estados Unidos, Brasil x África do sul, nesta terça feira (9).
Jogos tranquilos – O secretário Executivo de Planejamento e Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel da Polícia Militar, Dan Câmara, destacou a complexidade e o sucesso da operação principalmente nos dois últimos dias, com a presença na cidade de todas as oito seleções que jogaram em Manaus e nenhum incidente relevante. “Existe um diferencial das operações que realizamos aqui para as que foram realizados em outros Estados. O Estado do Amazonas consegue se envolver com a operação, identificar as dificuldades e compor com a segurança privada. Nós estamos vivendo dois dias de uma operação muito complexa, onde todos os recursos tiveram que ser empregadas para garantir a segurança do hotel, da Arena, dos três Centros de Treinamento, do Live Site, das Delegações, dos árbitros, dos equipamentos, com segurança no ar, na terra e nos rios, cada um com um eixo de competência desenvolvendo suas tarefas”.
Outro ponto ressaltado foi o credenciamento de 5 mil moradores e 2 mil carros do entorno da Arena. De acordo com o Comitê Manaus 2016, Manaus foi a única cidade a realizar este tipo de serviço. “Esse diferencial da nossa operação foi o que fez com que Manaus não tenha vivenciado, até agora, nenhuma situação crítica”, destacou Dan Câmara, para quem o modelo de segurança integrada desenvolvido em Manaus é o principal legado para o Estado e uma referência para o Brasil.
O secretário Estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Fabricio Lima, destacou a qualidade do gramado da Arena da Amazônia, que, segundo ele, foi que apresentou melhor desempenho entre os estádios da primeira fase do torneio olímpico. “A única grama que aguentou bem as três rodadas foi a nossa”, disse Fabrício.
Torcida – Quebrando o recorde brasileiro de público em partidas de futebol feminino, a Arena da Amazônia recebeu mais de 42 mil torcedores para as partidas entre Colômbia x Estados Unidos e Brasil x África do Sul. Repetindo os bons resultados obtidos na Copa do Mundo em 2014, a organização do torneio, assim como a Arena da Amazônia, foram alvos de elogios por parte dos torcedores.
“Manaus provou que está pronta e apta para receber qualquer tipo de evento esportivo. A nossa organização foi ótima nesses três dias de jogos. Não tivemos filas, não vi brigas e nem problemas com segurança. O Amazonas realmente está de parabéns”, disse o autônomo Eguiberto Gudes, que acompanhou todos os jogos na capital amazonense.
Emocionado, o aposentado Mario Ferreira falou do orgulho de poder assistir uma Olimpíada em sua cidade. “Nunca imaginei que chegaria nesse ponto da minha vida e teria tanta felicidade com um evento desses sendo realizado aqui. Nossa Arena é linda e não deixou a desejar para nenhum estádio do Brasil. Só posso dizer que bato no peito com muito orgulho de ser amazonense”.
Em junho, a Arena da Amazônia quebrou recorde de público, até então, recebendo o maior número de torcedores para uma partida de futebol feminino. Pela Liga Nacional Sub 20, os times de Iranduba e Adeco-SP levaram um público de 17,3 mil pessoas.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda