terça-feira, 1 de março de 2016

Mais de 50 internos do Compaj recebem certificados de cursos profissionalizantes



Os cursos que iniciaram em 2015 foram ofertados pelo Pronatec

     A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Tribunal  de Justiça do Amazonas (Tjam), entregou na manhã desta sexta-feira (26), os certificados de conclusão dos cursos ofertados pelos Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Sistema Prisional (Pronatec). Mais de 50 internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) receberam a certificação em cerimônia realizada na unidade.
     Os cursos foram ofertados pelo Pronatec por meio do programa 'Começar de novo'. No Compaj, foram ofertadas 60 vagas sendo 20 para o curso de carpinteiro de obras e 20 para pintor de obras no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) foram ofertadas 20 vagas para o curso de pintura em tecido. 
     A cerimônia contou com a presença do secretário executivo adjunto, major Klinger Paiva, do coordenador do sistema penitenciário, major Lima Júnior, e do ouvidor do sistema penitenciário, major Jorge Rebello. Representando o Tjam, a juíza auxiliar da presidência Anagalli Bertazzo, participou da entrega de certificados. O Departamento de Reintegração Social, ao lado da empresa Umanizzare Gestão Prisional, foi o responsável por toda a estrutura para a realização dos cursos. 
     Os cursos foram conseguidos no ano passado, quando foram disponibilizadas 360 vagas para o sistema prisional do Amazonas. Para o major Klinger Paiva, a certificação simboliza mais um passo na evolução da recuperação dos detentos. "A Seap reconhece a importância desse curso para todos. Espero que os que conseguiram concluir estejam certos de que é uma nova oportunidade que estão tendo", destacou Klinger. 
     Emocionada, a juíza Anagalli Bertazzo parabenizou os detentos e ressaltou a importância do trabalho do Tjam em levar os cursos para dentro das unidades prisionais. "Quanto mais vocês se esforçam, mais vocês provam para todos nós que temos que continuar trabalhando nesse tipo de ação. Isso nos motiva a buscar sempre as melhores pessoas para trabalhar aqui", disse Anagalli. 
     Segundo a chefe do Departamento de Reintegração Social da Seap, Zuleide Nogueira, mais sete cursos serão ofertados pelo Pronatec para o Compaj. "Teremos uma média de 140 vagas aqui para o Compaj em cursos que vão de eletricista até limpeza de ar condicionado. Nossa ideia é continuar profissionalizando essas pessoas o máximo que pudermos", lembrou Zuleide

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda