domingo, 13 de dezembro de 2015
Tocha Paralímpica dos jogos do Rio de Janeiro em 2016, foi apresentada
O Comitê Rio-2016 apresentou nesta sexta-feira o modelo da tocha paralímpica dos Jogos do Rio de Janeiro. O modelo é bastante similar ao da olímpica, diferenciando-se em alguns detalhes como as cores - na olímpica se destacam o verde e o azul; na paralímpica, as cores mudam para o vermelho e o laranja. "Não é uma tocha olímpica pintada de uma cor diferente. Fizemos as duas juntas", destacou Gustavo Chelles, um dos designers responsáveis. "Essa união do Olímpico com o Paralímpico vem há muitos anos aqui no Brasil, e a tocha vem coroar este momento", reforçou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Uma das principais novidades da nova tocha paralímpica é a inscrição em braile na base com as palavras "coragem, determinação, inspiração e igualdade", que representam os valores paralímpicos. O logotipo dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 está gravado no topo, sobre a ondulação que representa a Pedra da Gávea.
O revezamento da tocha também foi anunciado. O símbolo passará por cinco cidades a partir do dia 1º de setembro antes de chegar ao destino final, o Rio de Janeiro, na cerimônia de abertura em 7 de setembro. As cidades escolhidas estão espalhadas pelas cinco regiões do Brasil, e foram selecionadas levando em conta o seu histórico no paralimpismo, seja pela formação de atletas ou por questões de estrutura. Assim, a tocha passará por Belém (PA), Natal (RN), Brasília (DF), Joinville (SC) e São Paulo (SP). No total, 700 pessoas conduzirão a tocha.
Acessibilidade - Presente na apresentação, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), fez um breve discurso tratando da importância de se realizar políticas públicas voltadas à acessibilidade e admitiu que a cidade ainda não apresenta o melhor cenário aos deficientes físicos. "Nós ainda estamos muito aquém de uma cidade que quer se considerar acessível, e isso deve nos envergonhar a todos. A Paralimpíada é uma celebração não só para ganhar medalhas, mas também para nos chamar atenção a isso", disse
Publicidade

Pesquisar este blog
Publicidade e Propaganda
