Seap intensifica fiscalização de procedimentos nas unidades prisionais em dias de visita
Três estabelecimentos penais foram visitados na manhã deste domingo (13)
Na manhã deste domingo (13), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), acompanhou os procedimentos de revista de alimentos e visitantes em três unidades masculinas da capital. A ação foi acompanhada pelo secretário, Pedro Florêncio e pelo secretário executivo adjunto, Major Klinger Paiva, para coibir a entrada de materiais proibidos nas unidades prisionais.
Na próxima semana, o secretário pretende elaborar uma portaria determinando que tipos de alimentos crus podem ser levados, quando serão recebidos e quantidade que cada familiar terá direito. "Tudo isso é para melhorar e diminuir a espera". Além disso, as equipes que estiverem na fiscalização vão receber orientações sobre os procedimentos que devem ser adotados futuramente.
As revistas humanizadas que estão sendo efetuadas pelos funcionários das unidades abrangem até a verificação de documentação na entrada das unidades. "Dessa forma evitamos fraudes e como já ocorreu, entrada de menores com identidade falsa sem acompanhamento de responsáveis", explicou Pedro Florêncio.
Apreensões em unidades prisionais neste domingo
As novas recomendações de revista já estão coibindo a entrada de materiais proibidos nas unidades prisionais. Na manhã deste domingo (13), por volta das 10h50, a visitante Carol Laiane Divino, esposa do interno Erick de Jesus Ferreira, do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), do pavilhão B, cela 207, foi flagrada tentando entrar na unidade com uma porção de droga. A visitante foi conduzida ao 19º Distrito Integrado de Polícia (19º DIP).
No início da tarde, por volta das 13h30, foi encontrado na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, 10 caixas de cerveja no banheiro da unidade. O diretor adjunto, Alexandre Moraes, encontrou o material proibido durante uma ronda. “As caixas estavam dentro de duas sacolas, por trás da porta. Fomos verificar o conteúdo e encontramos as cervejas”, explicou o diretor adjunto.