sábado, 8 de novembro de 2014

Juntaí: Balsa de combustível explode, três pessoas ficam com 95% do corpo queimado e três estão desaparecidas

Por Caíque Varella.
Duas balsas com o empurrador "City XIII", que transportava gasolina de Manaus a Tabatinga, no rio Solimões, explodiram parcialmente no fim da tarde desta sexta-feira (7), a quatro horas do município de Jutaí-AM. Havia no comboio seis tripulantes, dos quais três ficaram feridos e estão desaparecidos. 

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI) e da prefeitura da cidade, a explosão ocorreu após a embarcação bater em um tronco submerso, fazendo com que o combustível que estava sendo transportado vazasse. Quando a tripulação tentou transferir o combustível para outro compartimento, a bomba motor utilizada soltou algumas faíscas ao ser ligada, causando a explosão. 

Três tripulantes foram arremessados pra fora da balsa, caíram na água e estão desaparecidos. Outros três se encontram em estado grave no hospital de Jutaí.

Segundo a prefeita da cidade, Marlene Cardoso, estes pacientes serão transferidos para Manaus agora pela manhã. "Eles estão com mais de 95% do corpo queimado. Vamos providenciar transporte para eles até Fonte Boa (cidade distante 430 Km de Jutaí) para de lá eles seguirem em uma UTI Móvel, uma vez que Jutaí não possui aeroporto", informou ao Interior Em Foco.
A embarcação pertence a um posto de combustíveis, e tripulação era composta por 8 pessoas. A cozinheira, única mulher do grupo e mais um tripulante que no momento da explosão estavam no lado oposto de onde motor era ligado, escaparam sem ferimentos, e conduziram a balsa até a sede de Jutaí. 

Hoje inspetores da Marinha vão até o local do acidente “a fim apurar o ocorrido e iniciar os procedimentos para instaurar o competente Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN)”, segundo nota divulgada pelo Comando do 9º Distrito Naval, sediado em Manaus.

Na manhã desse sábado, 08, uma aeronave da Marinha foi enviada com Inspetores Navais da Agência Fluvial de Tefé foi ao local para apurar o ocorrido e iniciar os procedimentos para instaurar o Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navegação (IAFN), visando apurar as causas e as responsabilidades pelo acidente.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda