terça-feira, 4 de novembro de 2014

Eirunepé: Comandante da 1ª CIPM de Eirunepé da entrevista exclusiva e fala sobre a violência no mês de outubro na cidade

Ten. Ricardo, Major Pedro e Policiais da 1ªCIPM de Eirunepé
//Por Caíque Varella//
Realmente o mês de outubro foi totalmente atípico no numero de ocorrências. Entretanto, em nenhum evento publico ocorrido no município aconteceu homicídio. Todas as festas ocorridas no Alto do Bóde, os quatro festejos aos padroeiros dos bairros, do município, os comícios, festa de carnaval e aniversario da cidade, em nenhum desses eventos houve morte. 

No dia 02 de outubro houve um homicídio de um indígena no Porto do Aterro, neste dia aconteceu o festejo do Padroeiro do município, um comício e um show no Alto do Bode que não estava no planejamento da PM, e como a segurança particular contratada pelos realizadores do evento da aniversário da rádio FM do Povo, foi insuficiente e estava acontecendo inúmeras brigas, o policiamento foi voltado pra lá e outros locais que deveriam ser policiados ficaram descobertos. 

Major Pedro
Outro caso mais grave aconteceu um pouco antes da festa da vitória das eleições, no alto do bode. Um cidadão atropelou bateu em um pedestre que estava comemorando no meio da rua o que ocasionou uma briga na qual tomou parte um rapaz que é até de boa índole, mas que nesse episódio desferiu um soco no rosto de um outro cidadão que ainda foi perseguido e espancado, e logo apos acabou desferindo uma punhalada nesse rapaz que o batia e o perseguia, fugindo em seguida. 

Nesse momento a PM estava toda voltada para o TRE onde estava acontecendo a apuração e de onde sairia a carreata com os partidários vencedores do pleito. Após a carreata, ainda houve mais 3 horas de comemoração no alto do bode quando por bem e para evitar que a alegria se tornasse em tristeza resolvi encerrar o evento, uma vez que uma pessoa já havia sido furada anteriormente como relatei e não havia como garantir a segurança uma vez que as pessoas entravam e saiam livremente sem serem revistadas. 

Ainda nesse domingo aconteceu o sexto homicídio na cidade. No conjunto beija-flor dois rapazes e uma garota chegaram na madrugada da comemoração da vitória do pleito e estavam bebendo e dançando na frente da casa de um Sr. conhecido por Luís, quando chega um cidadão conhecido por Antônio fobinha e deixa uma garrafa de cachaça com estes e em seguida se retira. 

Momentos depois a mulher de Antônio "fobinha", chega no local e por ciumes do marido inicia uma briga que é apartada pelos presentes. Ao chegar em casa Antônio "fobinha" ao saber que a mulher foi agredida se arma de um terçado e convida um rapaz de 17 anos conhecido por "Alessandro", filho de um Guarda de alcunha "Pânica", para ir junto com este.
Quando eles chegam ao local e perguntam quem havia batido em sua esposa. Um quarto elemento conhecido por Antônio vulgo "Tonho", está escondido atrás de um poste e desferi uma facada mortal nas costas de Alessandro que ainda foi socorrido pela PM mas segundo populares o médico cirurgião não estava no hospital no momento de sua chegada e este veio a óbito pouco tempo depois de dar entrada. 

No domingo a tarde ainda houve uma lesão corporal grave na qual um usuário de entorpecente conhecido por "Pimpolho" desferiu uma facada em seu colega quando consumiam bebida e drogas na quadra de areia do São José. 
Apesar desses episódios não culpo a ineficácia da Polícia Militar, pois o policiamento vem sendo realizado, entretanto nesses dois episódios do domingo aconteceram em grande parte por culpa das vítimas que ao invés de ligar para polícia militar e solicitar apoio tomaram parte em uma briga que nem eram suas e acabaram por se tornar vítimas de facadas. 

No caso de duas mortes ocorridas na comunidade do igarapé branco também foram fatos isolados pois as vítimas estavam consumindo bebida alcoólica na residência quando se desentenderam e um matou o outro com uma terçadada e este que matou foi morto também a terçadadas pelo irmão da vítima, assim poderiam ter mil viaturas patrulhando as ruas que esse fato aconteceria. 

Outro caso de homicídio que aconteceu foi na morada do sol, dois marginais e rivais viviam brigando com faca na qual ora um lesionava o outro e vice-versa, neste dia porém um recebeu um corte mortal e veio a óbito, mas uma vez poderiam existir mil policiais que eles se matariam do mesmo jeito, se não fosse nesse dia seria em outro. 

Entretanto, estes casos quando juntados e viram estatística dão uma conotação de pavor na população local, pois realmente saiu da normalidade com seis homicídios. Porém, a Polícia Militar que já vem fazendo um excelente trabalho junto com a Guarda Municipal e Polícia Civil vai intensificar ainda mais o policiamento na cidade. Contudo estas ocorrências não decorrem da falta de policiamento e sim mazelas sociais, aliados ao consumo exagerado de álcool, a facilidade de encontrar arma branca (faca, facão, terçado) em qualquer casa e a cultura popular de querer resolver todos os conflitos na base da faca e querer fazer justiça com as próprias mãos. 

Por isso a Policia Militar já deu o pontapé inicial formando 650 alunos do PROERD e tem buscado sensibilizar as autoridades locais com o problema da venda indiscriminada da bebida alcoólica em alguns pontos da cidade e até mesmo da venda ilegal de álcool 72.8 em grandes supermercados e bares da cidade. Entretanto, quando os temas de fechamento dos bares do aterro que só vendem bebida serem fechados teve vereadores que defenderam os donos alegando que estavam apenas ganhando seu sustento. E assim, continuamos com esse problema na rua do aterro que já ocasionou inúmeras mortes e outras ocorrências. 

Mas não desistimos e juntamente com apoio da Prefeitura conseguimos fechar alguns bares e casas de shows que estavam aumentando o número de ocorrências, mas falta cada um, principalmente as autoridades locais trazer a responsabilidade pra si, pois segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos e não apenas da Polícia Militar. 

Acrescento que de acordo com nossos levantamentos da PM 76% das ocorrências tem a presença do consumo de álcool como fator motivador. Até o final do mês de outubro foram apreendidas mais de 350 armas brancas e 6 armas de fogo, num total de 990 ocorrências atendidas o que mostra o grande problema que enfrentamos no município que é porte de arma branca em via pública. 

E é comum no município, o que explica a enorme quantidade de homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal existente na cidade de Eirunepé.
"Isso é uma questão cultural no município. A bem da verdade, a educação tem um papel fundamental na conscientização das crianças e adolescentes para que estes no futuro tenham comportamentos diferentes do que vimos atualmente, quando ainda prevalece uma cultura oriunda da época dos seringais de seus pais e avós na qual tudo era resolvido na faca".

E essas mortes existentes na área urbana tendem a gerar uma onda de violência e vingança sem fim, destruindo famílias e famílias na qual muitas vítimas são jovens com idade abaixo de 25. Um exemplo foi o assassinato de um rapaz próximo a quadra de areia da Vila Cacau, na qual o infrator foi um jovem de 18 anos que matou segundo este para vingar a morte do irmão e que hoje está jurado de morte por parentes do morto gerando uma onda de violência sem término. 

Dessa forma, por mais que o policiamento ostensivo melhore e o número de viaturas e policiais aumentem, esses tipos de homicídios continuarão ocorrendo pois independem disso, ou seja, se a polícia evita o crime hoje, amanhã o infrator sai da cadeia e cumpre seu intento armado com uma faca ou terçado que existe em qualquer casa. Outra situação é que deveria se buscar uma forma de diminuir o consumo da bebida do tipo destilada ( cachaça, corote, vodca), proibir a venda não pode porque a Legislação ampara, mas a realidade que esse tipo de bebida tem sido fator potencializador de mais de 80% das ocorrências de violência doméstica, lesão corporal, tentativa de homicídio e homicídio. Visto que não se pode proibir, o caminho seria não permitir a proliferação de botecos pela cidade, a retirada dos bares do aterro pelo poder público e a licença para comercializar produtos que não fossem bebidas alcoólicas.

Perguntado se Secretária de Apoio a Segurança do Municipio tem algum projeto que auxilie ou que apoie as ações de prevenção da PM, a não ser a apoio da guarda municipal? O Major respondeu que no momento eles tem sido parceiros sobretudo nos grandes eventos e algumas operações policiais, mas somente com a Guarda Municipal. Ano que vem tentaremos atingir cerca 700 alunos da 5 ao 9 ano com o Proerd, além de promover palestras aos alunos do ensino médio e articular a criação de um GGI municipal com a participação de todos os órgãos de defesa social e os conselhos comunitários que vamos criar

O que seria GGI?

É um Gabinete de Gestão Integrada no qual cada instituição tem um representante inclusive tendo a participação dos conselhos de segurança comunitários dos bairros

Em relação ao numero de policias existentes , hoje o município conta com 66 policiais. Entretanto nesse mês tenho 20 policiais estão fazendo reforço em Itamarati e Carauari. Parece muito, mas estabelecendo uma escala de 12x24 por 12x48 divide-se esse efetivo por 4. Mesmo assim, é um efetivo muito bom, principalmente quando comparados aos de municípios do porte de Eirunepé. Assim, quanto a efetivo, viaturas e material a Policia Militar e Civil estão bem assistidos.

Eu perguntei ao Major, sobre em que varias partes da capital e alguns municípios são feitas operações regularmente. Eirunepé existem já várias partes conhecidas da polícia por terem um alto índice de ocorrências. Existe algum tipo de estudo para que se faça algo similar tanto na sede como em comunidades, com o apoio da própria prefeitura ou da Secretária de Apoio a Segurança?

"Sim. Nós fazemos operações de ocupação de locais de maior índice de criminalidade. Só que esses tipos de operação são medidas paliativas que não surtem o efeito desejado por muito tempo porque as pessoas detidas geralmente são por crimes de menor potencial ofensivo e portanto ficam pouco tempo na prisão. O efetivo não pode ficar permanentemente e diuturnamente nesses locais. E como disse antes certos crimes são apenas adiados com essas operações. O caminho é a educação com a conscientização e sensibilização das pessoas. Com a recuperação e asfaltamento de algumas ruas já ajudou bastante o patrulhamento. Mas segurança pública é um esforço conjunto de todos.

Obrigado Caique! Apesar desses crimes Eirunepé ainda é uma das cidades mais bem policiadas e seguras do Interior do Amazonas. Aqui não há ocorrências de roubo a mão armada, crimes de pistolagem, brigas de galeras. O que existe é um grupo pequeno de 20 a 30 infratores que para manterem o vício praticam diversos furtos de pequenos objetos e até de animais, e como a legislação branda no Brasil lhes favorecem eles logo conseguem um alvará de soltura e estão livres para cometer outros delitos. 

No mais a polícia militar desde que assumi o comando tem intensificado o policiamento nas pontes e becos evitando cobrança de pedágios. Efetuou a prisão de 8 traficantes que incomodavam a população. E juntamente com a Polícia Civil tem dado resposta a todos os delitos de maior vulto prendendo assassinos, traficantes, foragidos e bandidos que cometem crimes no município.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda