terça-feira, 22 de maio de 2012

Caxinaua. A beleza encontrada a beira do Juruá.


Durante o ultimo final de semana nossa equipe percorreu algumas comunidades a beira do Rio Juruá em Eirunepé, a viagem começou no sábado as 06:00 horas passando pela comunidade Caxinaua onde fomos recebidos pelo presidente da associação dos moradores senhor José da Cruz conhecido pelos moradores como (Natal). Na comunidade vivem 11 famílias de agricultores que plantam principalmente a farinha de mandioca que é a sua principal fonte de renda, além da farinha eles também cultivam o café que chegam a colher mais de 300 quilos, mas acaba se estragando porque não tem quem compre o produto, Natal ainda disse que se tivesse algum comerciante da cidade que quisesse comprar a produção, eles poderiam aumenta-la pois a comunidade suporta uma plantação de ate 10.000 pés de café.  O preço da saca de café vendido pela comunidade custa R$: 25,00.

Além da agricultura a comunidade ainda cria 22 cabeças de gado, 28 ovelhas e 42 porcos que são exclusivamente para sua alimentação, a qual a base é o peixe por estar à margem do Rio Juruá. Dona Maria Dinha 68 anos, moradora da comunidade disse que não troca a vida tranquila que tem ali por nada, “aqui meus netos tem escola, podem brincar soltos sem perigo, na escola da prefeitura tem atendimento médico, dentista, professora. Eu só vou à rua (cidade) pra vender minha farinha e receber meu aposento (aposentadoria)”.
A iluminação das casas e feita por um gerador de energia a diesel dado pela prefeitura, mas, além disso, existe um painel de energia solar, o qual serve para carregar baterias automotivas que os moradores utilizam para iluminar suas residências quando o motor é desligado as 22:00 horas.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda