domingo, 19 de junho de 2016

Centros de Convivência do Amazonas promovem eventos juninos até o dia 1º de julho


Por Jornalista Marcio Nobre/focoamazonico.com 















FOTOS: SECOM


Até o dia 1º (sexta-feira) de julho, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promoverá vários eventos juninos nos Centros de Convivência da Família e do Idoso. As tradicionais festas juninas contam com quadrilhas, comidas típicas, música e brincadeiras. Os eventos também estão sendo realizados  no interior do Estado.

De acordo com a titular da Seas, Regina Fernandes, a temporada junina já é tradição no calendário cultural dos Centros de Convivência. “A orientação do governador José Melo é promover o incentivo e o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades sociais”, informou.

Ainda segundo a secretária, as festas e eventos servem como vitrine para os trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano nos Centros de Convivência. “As comidas típicas vendidas nas barraquinhas são ensinadas nas aulas de culinária e feitas pelas nossas alunas, as roupas e adereços utilizados nas danças também são produzidas pelos alunos de artesanato. Até mesmo as coreografias são ensinadas dentro das turmas de dança, ou seja, o arraial é uma oportunidade de por tudo o que é aprendido em prática”, explicou Regina.
 















Depois do sucesso dos arraiais no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida e no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, realizados respectivamente, nos dias 3 e 10 de junho, é a vez do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus, comandar a festança na cidade.

Nos dias 17 e 18 de junho, o arraial contou com pelo menos 30 apresentações lúdicas, todas preparadas pelos frequentadores do espaço. “Todos os nossos alunos de danças, artes e teatro estão envolvidos. É muito gratificante poder acompanhar todo o envolvimento nas produções. Serão 15 apresentações em cada uma das noites”, explicou diretora do Centro, Ivana Vieira.  
 
Participação – Quadrilha, country e até mesmo dança árabe. Todas fazem parte do repertório das apresentações que cativarão o público do Padre Pedro Vignola, que teve o envolvimento de mais de 100 pessoas, entre adultos e crianças, que ensaiam há meses.
 














Com 74 anos e muita disposição, a aposentada Deuzenira Castilho é uma das mais animadas durante os dois ensaios que realizou todos os dias. Na primeira noite de festa, ela participa da tradicional quadrilha junina e, no dia seguinte, ela interpreta uma das beduínas árabes do Centro, em um show exótico.
O Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo realizou o seu arraial para toda a comunidade. A programação preparada pelo Estado encerrou no dia 1º de julho, no Centro Estadual de Convivência do Idoso Honorina Lopes, no município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus).

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda