Por Marcio Nobre - www.focoamazonico.com
Manaus - Um grupo de aprovados no concurso de 2014 da Secretaria do Estado de Saúde (Susam), realizaram uma manifestação em frente à sede do órgão, no bairro Aleixo, zona centro-sul. Objetivo da ação, foi pedir da secretaria a nomeação imediata dos concursados. Muitos dos manifestantes residem em Manaus
e em outros municípios do Estado do Amazonas. De acordo com farias, ao todo, são 11 mil pessoas aprovadas no concurso de 2014. Segundo informações de um manifestante que não teve o nome revelado, disse que “ Várias promessas já foram feitas, por parte da Susam, mas nada fizeram. Na última audiência pública eles informaram que iam começar a nos chamar no mês de março, mas até agora nada”, explicou. No documento, a secretaria assumiu o compromisso de iniciar a convocação dos aprovados no concurso público de 2014, em março deste ano.
Na ocasião, a chefe de recursos humanos da Susam, Alzenir de Paula, que assinou o documento junto com as autoridades presentes, afirmou que a convocação dos aprovados em 2014 seria um ato contínuo, após a nomeação dos aprovados em 2005. O prazo para estes últimos, terminava no último dia 2 de março. Assim, segundo o documento, seria iniciada a convocação dos aprovados do ano retrasado no inicio deste mês.
De acordo com a aprovada para a vaga de enfermagem do concurso, Bia Pause, que também esteve presente na manifestação desta manhã, o período para a convocação dos aprovados se estendeu demais. As provas do concurso foram realizadas no dia 26 de outubro de 2014.
“Estamos reivindicando a nossa convocação. Eles sempre prometem que vão nos chamar, mas a conversa está ficando estranha demais. Em nenhum outro Estado conseguimos verificar um concurso que foi homologado, e que os classificados não foram chamados. No edital do concurso não tinha o prazo para isso, algum tipo de programação, o que sempre achei muito estanho”, destacou.
Ainda segundo o documento que foi mostrado para a imprensa no dia 17, a proposta inicial apresentada pela secretaria durante a audiência pública para a convocação dos aprovados, em 2014, seriam divididas em duas etapas. Na primeira, seria a o chamado de 5 mil aprovados, e na segunda, 6 mil. O último número era referente a substituição dos servidores temporários, que atualmente, segundo a secretaria, figuravam o quadro de 5.955 trabalhadores.
Por meio de nota, a Susam informou que o relatório final das convocações dos aprovados remanescentes do concurso de 2005 será apresentado, nesta semana, ao governador José Melo. A Susam calcula que a primeira convocação dos aprovados, no certame de 2014, ocorra ainda no primeiro semestre.