terça-feira, 10 de novembro de 2015

REPRESENTANTES DA RIO 2016, AVALIAM ARENA DA AMAZÔNIA COMO UMA DAS MELHORES NO BRASIL




   Estiveram presentes na manhã desta terça-feira ( 10\11), representantes da Fifa, Olimpíadas Rio 2016, Coordenadores representantes no Amazonas como Secretário Estadual de Esportes, Presidente da Fundação Vila Olímpica de Manaus e o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Manaus Dr. Mário Aufiero que falou da importância da visita técnica em Manaus:
    Mário Aufiero - Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Manaus
      Está foi a terceira visita que a Rio 2016 está fazendo, vistoriando os gramados, da Arena da Amazônia, dos dois centros de treinamento e do centro de treinamento do Sesi que vai servir como Beck para os Jogos Olímpicos 2016 no Brasil. O primeiro relatório foi positivo da Rio 2016 é que estamos dentro do nosso cronograma de trabalho com a questão da manutenção de nossos gramados, e nós vamos ter mais duas visitas da Rio 2016, uma programada para final de janeiro e outra para final de março que vai ser uma avaliação final. Mas quero dizer que está tudo dentro do cronograma normal, estamos seguindo o plano de matutenção co relação Arena da Amazônia.


Maurício Waknin -Gerente de Futebol da Rio 2016
      Estamos com a equipe da Fifa que  é uma consultora de gramados SRTI ESPECIALISTA EM GRAMADOS NO MUNDO, fizeram  uma vistoria solicitada pela Fifa, não apenas em Manaus e também em todas as cidades que participaram do torneio Olímpico de Futebol.
Outras visitas foram feita à parte estruturais como salas.  Seria a operação como se fosse nos dias da competição e está visita é somente para verificar o gramado e ver se vai ter condições de realizar os jogos.


Marvio Adegas - Diretor Rio 2016 \ Hotelaria
    As Delegações de Futebol irão ficar hospedados no Hótel Tropical

    Depois da Copa do Mundo, Manaus recebe as honras de sediar o segundo evento esportivo de grandeza mundial, as Olimpíadas 2016. A preparação para o evento já se tornou prioridade para os governos estadual e municipal, responsáveis pelo comitê estadual das Olimpíadas na única cidade da Região Norte a sediar os jogos de futebol do evento multiesportivo.
    Em alta com a realização de quatro jogos da Copa do Mundo, a capital amazonense ainda assim encontrou um pouco de dificuldades para arregimentar o evento, por conta da distância relacionada a outras cidades. Com o aval da Fifa, a capital vai ser sede do futebol olímpico masculino e feminino juntamente com São Paulo, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, além do Rio de Janeiro que vai sediar os demais esportes.

Sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. O que muda?
    Muda tudo, desde a questão do número de jogos, que nós tivemos na Copa do Mundo, somente quatro jogos, e agora vamos ter seis jogos em rodada dupla, obviamente, mas serão seis jogos. O que diferencia também é o tempo que as seleções ficarão na cidade. Na Copa as seleções chegavam um dia antes, jogavam e iam embora e nas Olimpíadas eles têm que chegar 15 dias antes. É protocolo do Comitê Organizador 2016.
São muitos os desafios?
   Teremos muitos desafios. A Olimpíada é totalmente diferente da Copa do Mundo, em tudo. É um evento muito maior e atinge um número maior de países e telespectadores. São desafios que Manaus e o Amazonas terão que vencer, estamos prontos para vencer. Estamos trabalhando duro com o governo e prefeitura deManaus e nos vamos vencer. Manaus já provou isso na Copa, vamos reduzir custos e vamos fazer todos os ajustes possíveis que o Comitê deverá nos passar. Vamos trabalhar realmente nesse legado social.

.
A Olimpíada vai trazer mais turistas que a Copa?
     Estamos esperando no mínimo o dobro de turistas estrangeiros que estiveram na Copa do Mundo. Então isso com certeza vai aumentar a nossa responsabilidade da preparação da cidade de Manaus e do Amazonas e vamos ter muito mais dispêndio em pessoas. Será no mínimo 50% superior do número na Copa do Mundo.
Existe um trabalho para atrair mais turistas?
    Na Copa do Mundo, só para ter uma idéia, quem mais visitou de turistas estrangeiros em Manaus: inglês, americano e italiano, até por questão dos jogos feitos aqui, mas essas três nacionalidades foram as que prevaleceram. Pós-Copa, segundo a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), o número de visitantes estrangeiros continuou grande em Manaus. Em primeiro lugar os ingleses. E para aumentar estamos negociando com uma empresa aérea outra linha que faça vôo direto para o exterior. Isso vai potencializar e estamos falando de mais de cem mil turistas.
Com o aumento de turistas, o número de voluntários também vai aumentar?
   De voluntários na Copa tivemos cerca de 1500 voluntários que ficaram nas delegacias, portos, aeroportos e na Fan Fest nós tivemos dois em Manaus. Com a Olimpíada, além de mantermos esses voluntários nesses pontos vamos colocá-los nos hospitais de referência e em outros pontos turísticos vamos reforçar. Então trabalhamos com uma estimativa de três mil voluntários.
Já foram definidos os locais para o público assistir as partidas?
Teremos os Live Sites que são as fan fest da Fifa. São locais disponibilizados pelo Comitê Olímpico onde a população vai assistir aos jogos, assim como foi a fan fest. A prefeitura de Manaus vai utilizar novamente a Ponta Negra e a Avenida Itaúba, na Zona Leste. A proposta do Governo do Amazonas é utilizar novamente o Largo São Sebastião como Live Site. Como houve a Copa lá (Largo São Sebastião, no Centro) foi uma fan fest na marra vamos aproveitar também que ano que vem o Teatro Amazonas vai comemorar 120 anos e vai ter toda uma programação festiva. Com certeza vamos fazer um Live Site e vamos poder juntar toda essa comemoração dos 120 anos do nosso Teatro Amazonas com a festa das Olimpíadas, que é uma festa do universal do esporte, do bem. Uma festa de integração.
Pós-olimpíadas, o que a Arena da Amazônia poderá representar para o futebol amazonense que teve pouco espaço no estádio?
Nós vamos sim reunir com as federações principalmente com a Federação Amazonense de Futebol, que está bastante estreita com o Comitê 2016, para incentivar cada vez mais os jogos de futebol na nossa Arena. Acredito que vamos vencer esse desafio, que é muito grande e há interesse do governador José Melo em resolver essa questão (de a Arena ser mais acessível para o futebol local) e vamos trabalhar. E onde se começa é com a base incentivando o jovem e o adolescente à prática esportiva inclusive a do futebol. Tenho plena certeza que a Arena não é um elefante branco, ela já provou isso com eventos fora da Arena, em volta, e vamos fomentar mais eventos aqui e a prática esportiva para dar uma melhor ocupação neste local.
Falando em legado, teremos?
   Nós estamos trazendo para Manaus e nós já temos o sinal verde do Comitê Olímpico o Projeto Transforma. É um projeto muito interessante que visa incentivar e inserir as pessoas do sexto ano fundamental até o ensino médio à prática esportiva. Nossa ideia é envolver mais de 250 mil alunos na prática esportiva e 100 mil pessoas no domingo olímpico na Vila Olímpica. Nosso principal legado será o Legado social. Inserir as crianças e adolescentes à prática esportiva


Finalizou Dr. Mário Aufiero

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda