quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Governo do Amazonas promove primeira reunião do Concidades

Fotos: Alfredo Fernandes / Agecom
O Amazonas começou a discutir a criação do Plano de Desenvolvimento Urbano para as cidades. O trabalho é uma das metas do Conselho Estadual das Cidades (Concidades). O órgão que reúne representantes da sociedade civil e do poder público, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp), realizou seu primeiro encontro, nesta quinta-feira (10), em Manaus.

Foi a primeira reunião do Conselho após a instalação do órgão, em dezembro do ano passado. Liderado pela Searp, o Concidades agrega movimentos populares, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa e empresários e é um fórum para tratar de assuntos de interesse coletivo como habitação, saneamento urbano, acessibilidade e mobilidade urbana.
“Discutir a vida nas cidades é muito importante. Precisamos melhorar a qualidade de vida e é discutindo esses eixos dentro do conselho que poderemos alcançar esses objetivos. Ainda mais nesse momento em que temos bastante dinheiro para investir nas obras de melhorias nas cidades com a Copa do Mundo”, disse o representante do Movimento dos Amigos do Estado do Amazonas (Movaea), Júlio Andrade.
Durante a reunião, os conselheiros começaram a elaborar as propostas do regimento interno que vai disciplinar as atividades do Concidades. Outra pauta envolveu os detalhes da organização da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que deve ocorrer em setembro na capital amazonense.
Segundo o secretário da Searp, José Farias, para este ano, a principal meta do órgão é implementar a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, que vai nortear as ações do poder público nos setores de habitação, gestão fundiária, saneamento, gesta ambiental, acessibilidade e mobilidade urbana.
“Se em algum momento, a gente entender que o que foi discutido aqui precisa virar lei, isso será encaminhado à Casa Civil, que por sua vez encaminhará, via mensagem do governador, para a Assembleia. E nós faremos a gestão para discutir e aprovar. Os outros encaminhamentos são orientações para os governos municipais, para eles colocarem suas políticas dentro de uma política maior, para não está desconectada”, disse o secretário.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda