Começou segunda-feira (26) e segue até a próxima sexta (30) o Fórum Social Mundial da Biodiversidade, que ocorre no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia. A Prefeitura de Manaus, está sendo representada no evento pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
O subsecretário da Semtrad, Vicente Filizzola, falou da importância de receber um Fórum Temático na cidade que, segundo ele, garantirá outro encontro internacional bem mais forte na cidade, inclusive com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). “Pensando lá na frente, o prefeito Arthur Virgílio Neto, como diplomata e homem de visão mundial, apoia este evento que acontece em Manaus, colocando além da Semtrad, que trouxe a experiência da Economia Solidária, mais duas secretarias envolvidas para chegarmos ao sucesso do evento, a do Meio Ambiente e a Manauscult”, comentou.
Na segunda-feira, 26, centenas de pessoas participaram da caminhada de abertura do evento, que partiu do Parque dos Bilhares até o Centro de Convenções Vasco Vasques. Com bandeiras, faixas e cartazes, as comitivas de vários bairros da capital chamaram a atenção da sociedade para os temas que serão discutidos no evento.
Segundo os organizadores da caminhada, a intenção foi chamar a atenção da população dando as boas-vindas aos participantes, delegações do Brasil e do mundo que se encontraram na capital para participar do evento. As discussões incluem vários temas relacionados ao trabalho, a biodiversidade, direitos humanos, meio ambiente e a economia solidária.
O FSMBIO
O Fórum Social Mundial da Biodiversidade – Manaus 2015 é um espaço aberto de encontro para a reflexão, do debate democrático de ideais, a formulação de propostas, troca de experiências e da articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos sociais, visando a melhor qualidade de vida com vistas a geração de emprego e renda, direitos humanos e sustentabilidade.