quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Manausmed orienta segurados no Dia Mundial de Combate à Hanseníase


O Dia Mundial de Combate à Hanseníase foi tema de mobilização, na manhã desta terça-feira, 27, nos guichês de atendimento do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed). Por meio de palestra, ministrada pelo profissional de saúde Eduardo Garcia, os segurados tiveram suas dúvidas sobre a doença esclarecidas, além de receberem material didático sobre o assunto.

“É preciso que tenhamos muita atenção sobre a hanseníase. Isso porque os sintomas dela podem ser confundidos com os de muitas outras doenças. Sendo assim, qualquer problema da pele deve ser levado a um profissional para diagnóstico e tratamentos adequados”, alertou Garcia.

Segundo Garcia, o dermatologista é o profissional que deve ser consultado logo que surge o primeiro sintoma. Ele deve fazer os primeiros procedimentos e encaminhar, em caso de necessidade de total confirmação, a centro especializado. O tratamento existe e é gratuito na rede pública.

“Ao ter a hanseníase detectada, o paciente deve ter o histórico levantado porque, dependendo do contato contínuo que ele tenha com alguma pessoa da família, ela também terá de se submeter ao mesmo tratamento”, esclareceu.

Eduardo Garcia atentou para casos que não podem ser considerados normais: os detectados em crianças. “Eu demoro a acreditar quando encontramos em ações, casos em crianças. Logo elas que frequentam assiduamente os médicos e são analisadas. A negligência dos pais tem levado à contaminação dos pequenos”, lamentou.
E foi justamente por lidar diariamente com crianças que a professora Valcileia Matos, 46, decidiu esclarecer suas dúvidas com os profissionais de saúde presentes no Manausmed. Segundo ela, é comum ver alunos com manchas na pele e não olhar para elas como algo grave. “Eu mudei ao saber que uma simples marca pode ser o princípio de uma hanseníase, por exemplo. Agora, eu já tenho a consciência e embasamento de que preciso, assim que visualizar um sintoma, alertar os pais para que eles levem aquela criança ao médico”, disse.

BOX

O que é hanseníase?

Doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen.

Como é transmitida?

Por meio de secreções respiratórias. A pessoa libera o bacilo toda vez que tosse, espirra, fala ou boceja. A transmissão ocorre sempre em casos de período prolongado e convívio com o doente, sem o tratamento adequado.

Sintomas

Manchas ou placas avermelhadas e dormentes.

Pequenas áreas adormecidas, com diminuição ou nenhuma sensibilidade ao frio ou calor.

Engrossamento, dor ou formigamento em nervos dos braços, pescoço, pernas e pés.

Aparecimento de caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas, perda de sobrancelha; sensação de areia nos olhos, entupimento e corrimento nasal.

Tratamentos

O paciente toma medicação diariamente e deve ir uma vez ao mês na unidade de saúde para receber uma dose supervisionada. O remédio é fornecido gratuitamente e tem a duração de 6 a 12 meses, dependendo da gravidade da doença.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda