Nesta sexta feira (19), no Centro Cultural Povos da Amazônia, Distrito Industrial, o Governador José Melo entregou caminhões coletores e compactadores de resíduos sólidos a 14 municípios do interior. Participaram do evento a Secretaria do SDS, Kamila Botelho do Amaral, o Prefeito de Carapiranga, Zilmar Almeida, entre outros.
A parceria com o Governo do Estado do Amazonas com o Ministério da Defesa é resultado da emenda parlamentar dos Deputados Federais Silas Câmara e Atila Lins, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). Neste sentido foram realizados convênios (2012- 2014) para aquisição de caminhões coletores e compactadores de resíduos sólidos de 12m3, atendendo 30 municípios.
Representando os prefeitos dos municípios beneficiados, Zilmar Almeida, recebeu a chave de um dos caminhões. “Agradeço o Professor Melo pela entrega e que continue sendo assim o governador a pessoa humilde do interior que é”, disse.
A Secretaria do SDS, Kamila Amaral, falou da importância do investimento na coleta seletiva porque haverá menos volume nos aterros, além de gerar mais renda e emprego. Na oportunidade agradeceu o apoio do Movimento Nacional de Catadores de Lixo.
O investimento foi de mais de oitos milhões de reais (R$ 8.107.999,94), sendo que 7 milhões e setecentos foram recurso federais e R$ 407.999,94 contrapartida do estado. Em 2013 foram entregues oito caminhões (Anori, Barcelos, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Ipixuna, Novo Airão e Urucará). Em 2014 já foram entregues 19 veículos (Borba, Alvarães, Beruri, Boca do Acre, Envira, Lábrea, Nova Olinda do Norte , Tapauá, Uarini, Boa Vista do Ramos, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Jutai, Manacapuru, Manicoré, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Silves).
“Uma das dificuldades que tem os municípios é a coleta de lixo. Estes caminhões irão ajudar manter os municípios limpos”, declarou o Governador José Melo. O projeto será ampliado, pois os desafios são grandes para que o Amazonas cresça de forma sustentável. O financiamento será feito através do Banco Mundial e o BNDS para que todos sejam contemplados com este beneficio.