sábado, 13 de abril de 2013

Ministros prometem ajuda para vítimas de enchente e a contrução de 120 casas em Eirunepé

O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) se reuniu nesta quinta-feira (11) com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para pedir apoio do governo federal para socorrer a população do município de Eirunepé atingida pela cheia na calha do rio Juruá. O senador foi acompanhado pelo prefeito do município, Joaquim Bara Neto, e pelo ex-prefeito, Dissica Valério Tomaz.

Na reunião com Fernando Bezerra, Braga e o prefeito mostraram fotos da situação em que se encontram as zonas rural e urbana de Eirunepé, onde cerca de cinco mil moradores, segundo Bara Neto, já tiveram suas casas tomadas pela água. O prefeito disse ao ministro que o governo estadual já decretou estado de calamidade pública e encaminhou o reconhecimento à Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“Nossa situação está muito grave, por isso viemos a Brasília para pedir apoio do senador e de outros parlamentares do Amazonas. Precisamos de recursos para pagar as compras emergenciais que fizemos para atender as famílias e investir na aquisição de mais alimentos, madeira e combustíveis”, disse Bara Neto.
Fernando Bezerra disse a Braga e ao prefeito que é possível o ministério liberar, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, R$ 1 milhão para ajudar em ações emergenciais no município.
“Como o município já teve o estado de calamidade reconhecido pelo estado, esperamos que tão logo haja o reconhecimento também pela defesa civil nacional esses recursos sejam liberados por meio dos cartões que o município já possui”, explicou Braga.
No Ministério das Cidades, o senador intermediou o pleito pela construção de 120 casas ainda neste ano em Eirunepé, que já estão com proposta protocolada no órgão dentro do programa Minha Casa Minha Vida. As casas vão beneficiar famílias que hoje vivem em áreas sujeitas a alagamento. Além das 120 casas, o senador perguntou sobre a possibilidade de construção de outras 260 unidades.
“Com mais essas unidades, chegamos a 380, que é exatamente o número de casas necessárias para resolver, de uma vez por todas, o problema das famílias que todos os anos sofrem com a cheia do rio”, disse Braga.
Aguinaldo Ribeiro prometeu estudar uma solução e verificar se o pleito se encaixa em algum programa do órgão que tenha atendimento mais rápido que o Minha Casa Minha Vida. Ele disse ao senador Eduardo Braga que uma resposta sobre o pleito será dada pelo ministério até a próxima semana.
Além desses dois ministérios, Braga se colocou à disposição do prefeito para ajudar a intermediar mais pleitos do município em outros ministérios.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda