sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ciclistas são tema de Audiência Pública do Deputado Augusto Ferraz




     O presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia, deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), realizou uma audiência pública nesta sexta-feira (29), que debateu a utilização da bicicleta como meio de transporte e alternativa de modal para melhorar a mobilidade urbana. A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Transporte da ALEAM, deputado Wanderley Dallas (PMDB), da deputada estadual Alessandra Câmpelo (PMDB), do ex-deputado Marcelo Ramos, e de autoridades do DETRAN, da Universidade Federal do Amazonas, do movimento ciclista do Estado, além de praticantes e usuários de bicicleta.

     O deputado Augusto Ferraz lamentou que a iniciativa da realização da audiência fosse a trágica morte do triatleta Eldes Ayres de Oliveira Júnior, de 35 anos, ocorrida em janeiro deste ano ao ser atropelado na rodovia estadual AM-070, que liga Manaus aos municípios de Iranduba e Manacapuru. Segundo ele, Manaus figura entre as três capitais em que mais se utiliza bicicletas como modal de transporte para ir ao trabalho, “e algo precisa ser feito para que possamos melhorar a infraestrutura para os ciclistas”.

     Durante a audiência foram colocados diversos pontos de vista em torno do tema, e dados foram mostrados que demonstraram a relevância do debate. A representante do movimento Pedala Manaus, Tuza Aguiar, afirmou que cerca de 3% da população de Manaus faz uso de bicicleta para ir ao trabalho. Os números mostram que apenas no bairro da Compensa, cerca de 1200 pessoas utilizam diariamente a bicicleta. Para o ex-deputado Marcelo Ramos,  é importante cair o mito de que ciclista é apenas aquele profissional ou a pessoa que usa a bicicleta para o lazer. “O trabalhador, o pai de família dos grandes bairros de Manaus, das Zonas Norte, Oeste e Leste, fazem uso diário das bicicletas, e é com ele que o Poder Público deve se preocupar”, alertou Marcelo.

     Como resultado da audiência, Augusto Ferraz afirmou que todas as questões e sugestões levantadas darão ensejo à elaboração de um projeto de lei que determine a previsão de ciclovias em todas as novas vias que forem ser construídas ou reformadas no Estado. Outra medida a ser tomada pela Comissão, é a formação de um grupo de trabalho com deputados, representantes de movimentos, e usuários de bicicleta, para apresentar ao governador levantamentos da quantidade de trabalhadores que utilizam esse modal para deslocamento, a fim de sensibilizá-lo e passar a dar prioridade a esse segmento.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda