Por José Rodrigues
O Governo do Estado do Amazonas está promovendo a recuperação, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), do sistema viário da sede do município de Lábrea, situado no rio Purús, distante 701,6 km de Manaus em linha reta, na região Sul do estado.
Com investimentos da ordem de R$ 20,18 milhões serão asfaltados 30 km de vias na sede de Lábrea. A MCW Construções é a empresa responsável pela obra. De acordo com a fiscalização da Seinfra, mais de 80% dos serviços de terraplanagem estão prontos e iniciados os de compactação e imprimação. Com a usina de asfalto em processo de instalação, a obra ganhará um novo ritmo e até o fim de setembro deverá estar pronta.
Ao todo 26 ruas estarão recebendo pavimento asfáltico de acordo com o que prevê o contrato de n.º 116/2013-SEINFRA.
Visita técnica – Na última visita técnica realizada ao município – por determinação da Secretária de Estado de Infraestrutura Waldívia Alencar, com a participação dos engenheiros Ana Lucia de Sampaio – Chefe do Departamento de Engenharia do Interior; e Frank Douglas – fiscal do contrato; foram discutidos diversos aspectos relativos a esta obra. Participaram da reunião o deputado estadual Adjuto Afonso; o prefeito do município, Sr. Evaldo Gomes; vereadores municipais e o vice-prefeito Sr. Michel Cruz; o representante da MCW Construções, Wilson Pinto.
Dentre os assuntos discutidos na reunião destacam-se a vistoria dos serviços já realizados; o levantamento das vias que necessitam de recuperação; a instalação de um laboratório de análise; e a contratação de um engenheiro residente pela prefeitura para acompanhar a obra dentre outros.
No decorrer da visita verificou-se que a empresa contratada já estava transportando para o município, por meio de balsa fretada, de uma usina asfáltica, 16 barris de CAP-20, 200 toneladas de pó de brita; emulsão e 50 toneladas de CM-30. Também ficou comprovada a existência dos equipamentos necessários para a realização da obra, como tratores, rolos compactadores, caminhões basculantes, retroescavadeiras e vibro-escavadeiras, dentre outros equipamentos.
Outros benefícios – Os investimentos do Governo do Amazonas em Lábrea não se restringem à recuperação do sistema viário. Também está em estudo a construção do novo Terminal Hidroviário do município, que só depende da conclusão dos estudos relativos à sua localização. As sondagens realizadas até aqui não aconselham a construção do porto diretamente na sede do município. O local mais apropriado seria no Ramal do Tauaruã, que também receberá pavimentação asfáltica.
A população de Lábrea será beneficiada ainda com a construção de uma nova tomada e de uma nova estação de tratamento e distribuição d’água. O sistema existente atualmente é precaríssimo.
Para finalizar, ficou decidido que além destes benefícios já citados e que se encontram em fase de planejamento e de elaboração dos projetos; os produtores rurais de Lábrea ganharão duas feiras destinadas à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros diretamente do produtor ao consumidor, evitando assim a figura do atravessador e garantindo preços bons para o produtor e para o consumidor final.
“Nós cumprimos assim a determinação do Governador José Melo de ouvir as necessidades de cada município e de, na medida do possível, atendermos às suas reivindicações”, completou Waldívia Alencar.