domingo, 12 de fevereiro de 2012

Prefeitos do AM pedem união para superar dificuldades

União. Esta é a palavra de ordem após a reunião promovida na última quinta-feira (9) pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), com 27 prefeitos do interior e representantes de diversos órgãos estaduais e federais, para acabar com o imenso vazio institucional e administrativo que separa a capital do restante do Estado.O evento realizado em Manaus também contou com a participação dos deputados Marcelo Ramos, Chico Preto e Silas Câmara (federal) e dos presidentes da Assembléia Legislativa do Estado, Ricardo Nicolau, do Tribunal de Contas do Estado, Érico Desterro, além do secretário estadual Airton Ângelo Claudino, titular da pasta de Planejamento (Seplan).Para o presidente da AAM, Jair Souto, somente com a integração de ações, projetos e metas entre os mais diversos entes federados, será possível levar para as cidades do interior do Amazonas o mesmo nível e padrão de desenvolvimento de Manaus. “Precisamos avançar o mais rápido possível em pontos fundamentais como saúde, segurança, infraestrutura e, principalmente, criar novas alternativas econômicas para que o homem do interior continue na sua cidade natal, com condições de trabalhar, produzir, gerar renda e emprego explorando de forma racional e sustentável nossa região que é a mais rica do planeta”, avaliou Souto.
Neste sentido, a AAM assinou, logo na abertura do encontro, um novo convênio com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) para implantação do programa “Território da Cidadania”, que prevê entre outras ações, o treinamento e capacitação de profissionais, principalmente no setor de serviços, em 40 municípios do interior do Estado nos próximos três anos, em parceria com a associação.
A seguir, o novo superintendente do Banco do Brasil no Amazonas, Marcelo Palhano, e o gerente do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Carlos Augusto Myrria, falaram dos planos de expansão das redes de serviço e atendimento destas agências federais no interior do Estado e de ações emergenciais para diminuir a ausência do poder público nestes locais. “Já está em tramitação a instalação de outros postos de atendimento no interior e para breve estaremos contribuindo ainda mais para o atendimento de mais pessoas no Amazonas”, afirmou Myrria, lembrando que o Estado é um  dos três no País que é superavitário.

PORTAS ABERTAS
Durante suas respectivas apresentações, os presidentes da Assembléia Legislativa, Ricardo Nicolau e do TCE-AM, Érico Desterro, foram unânimes em concordar com os prefeitos do interior sobre a necessidade de estreitar laços e intensificar novas parcerias entre os diferentes órgãos administrativos para melhorar a eficácia das políticas públicas em todos os setores.
De acordo com Nicolau, o Legislativo está de “portas abertas” não apenas para receber, mas também para atender a todas as demandas encaminhadas pela população do interior.
Para o presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, o órgão irá desenvolver novas parcerias com a AAM e, por conseqüência com os municípios, para qualificar e treinar servidores públicos das prefeituras nas técnicas, normas e padrões exigidos pelo órgão. “Somente com a troca de informações e a interação entre os setores da gestão promovidos em eventos como este é que poderemos avançar para a melhoria da gestão pública no País”, avaliou Desterro.
No coquetel de encerramento deste primeiro evento da AAM, em 2012, foi apresentado com exclusividade, o vídeo promocional da campanha pelo nome Caramuri, para batizar a bola de futebol que será utilizada na Copa do Mundo 2014 e lançada pelo diretor da AAM, Beto Mafra.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda