sexta-feira, 29 de julho de 2011

Coari, o município da região do Solimões celebra 79 anos, na próxima terça-feira

Localizado no rio Solimões, entre o lago do Mamiá e o lago que dá nome a cidade, o município de Coari, de acordo com historiadores, nasceu de uma aldeia indígena, fundada em princípios do século XVIII, pelo jesuíta Samuel Fritz. Em 1932, a comarca de Coari foi elevada a categoria de cidade, e em 1986, a cidade passou a ser reconhecida nacionalmente em virtude da descoberta de uma imensa jazida de petróleo e gás natural, cuja produção atual, somente de gás, já atingiu 10 milhões de metros cúbicos por dia. O atual prefeito Arnaldo Mitouso chama a atenção para o fato de que a partir da descoberta do petróleo e do gás, Coari passou a ter as mazelas de cidades onde as pessoas chegam de todos os cantos, com a certeza de conseguir emprego e riqueza. “Houve um crescimento absurdo. Pessoas vieram de outros municípios e até de outros Estados. Uma ocupação desordenada, o surgimento de favelas, palafitas por todos os leitos dos nossos igarapés”, observa. Com a ocupação desordenada foram surgindo problemas de saneamento básico, de saúde, déficit na educação, violência e muitos outros males próprios da falta de planejamento urbano.
As observações do prefeito podem ser confirmadas pelos estudos feitos pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Os registros populacionais dão conta de que a sede do município de Coari, em 1980, era ocupada por 14.787 habitantes, mas a partir das primeiras atividades relacionadas à extração de petróleo e gás natural, sua população deu um salto, em 2005, para 49.633 pessoas, um crescimento de 300% em apenas 25 anos. Já a população total, campo e cidade, no mesmo ano (2005) chegou a quase 85 mil pessoas e nos dias atuais, esse número não se modificou muito, com uma pequena redução para 79.909 pessoas que habitam Coari. “Na prática, é só você ver que em Coari há 200 comunidades rurais, pessoas que por não acharem oportunidade na sede, se deslocaram para os beiradões e enfrentam problemas como a falta de água potável, de energia elétrica, educação e muitas outras coisas”, ressalta o prefeito, natural do município, e que fala das mazelas da cidade com conhecimento de causa. Inaugurações de várias obras de infraestrutura e saneamento básico serão algumas das atividades realizadas pela prefeitura do município de Coari – localizado a 370 quilômetros de Manaus -, a partir deste final de semana, em virtude das comemorações do aniversário de 79 anos da cidade, na próxima terça-feira (2). Neste final de semana na comunidade rural do Boam, um vilarejo localizado a 30 minutos da sede e habitado por 40 famílias, dez delas serão beneficiadas com casas populares, e a comunidade também receberá uma escadaria. No lugar também terá início o trabalho de pavimentação das ruas e a entrega de um centro social e de uma escola – ambos reformados -, bem como a inauguração de uma quadra poliesportiva e de uma casa de farinha, dentro de padrões higiênicos, viabilizada pelo convênio entre a prefeitura de Coari e o Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (IDAM).

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda