sábado, 31 de julho de 2010

Os 8.514.876,599 km² de território brasileiro são um desafio a mais para a realização do Censo 2010. Além de comportarem climas e vegetações os mais diversos, podem abrigar brasileiros em locais de difícil acesso e demandam do IBGE um grande planejamento logístico para a transmissão dos dados deste que é o primeiro Censo totalmente informatizado do país. Saiba como as informações que cada um prestará ao recenseador chegarão até o instituto.
Há mais de três anos, o IBGE se prepara para receber as informações prestadas pela população, seja através das entrevistas realizadas pelos 191.972 recenseadores, que visitarão todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, seja por meio da Internet.
Quando o morador responder ao recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados) que serão utilizados no Censo 2010. As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.
Após realizar as entrevistas nos domicílios, cada recenseador levará o PDA até um dos 7.000 postos de coleta para transmitir os dados – essa operação deve ocorrer pelo menos uma vez por semana. Chegando ao posto, o recenseador conecta seu aparelho em um notebook instalado no local, por meio de um cabo USB, e transmite as informações. O responsável pelo posto de coleta, após receber as informações coletadas por vários recenseadores, reúne esses dados e os transmite ao Sistema Central de Processamento do IBGE. A previsão é que eles enviem esses dados diariamente. A transmissão será pela Internet e, dependendo do local, poderá utilizar conexão de banda larga; modens 2G/3G; ou até mesmo satélites, por meio de antenas fixas ou móveis: tudo de maneira criptografada.
Aqui em Eirunepé como em todo o Território será facil identificar os recenseadores, todos estarão identificados, com boné, crachá, e colete do IBGE.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda