quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Em média, Manaus registra, 5 casos suspeitos de zika vírus por dia

                         Por Marcio Nobre / jornalistamarcionobre@hotmail.com   
(Foto: CDC-GATHANY/PHANIE/AFP)


Manaus - Em média, 5 casos suspeitos de zika vírus por dia são registrados em Manaus. Desde o dia 24 de novembro, quando foi notificado o primeiro caso da doença, até  a ultima terça-feira (16), foram contabilizados 409 pacientes com suspeita de infecção pelo vírus. Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a capital tem 30 casos confirmados de zika, sendo oito em grávidas.  
Atualmente, 288 pessoas, incluindo 41 gestantes, ainda estão esperando a confirmação da doença por exame de laboratório, segundo informações da secretaria. Até o último dia 15 deste mês, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), 82 casos haviam sido descartados.
Das oito grávidas diagnosticadas com o vírus, três estão no primeiro trimestre da gravidez. Segundo o presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, as teorias sobre a doença, até agora, apontam que esse período é o de maior vulnerabilidade para a contaminação de bebês pelo vírus,  transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o balanço, outras duas gestantes estão no segundo trimestre e três já estão próximas do nascimento das crianças, com nove meses de gestação.
Albuquerque lembrou que nem todas as mães diagnosticadas com o vírus passam a doença para o filho.  “No mês passado, tivemos o nascimento de uma criança que a mãe estava infectada com o vírus do zika. A criança nasceu bem, sem nenhum problema”, garantiu ele.
Estudo
O Ministério da Saúde (MS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) iniciaram, nesta terça, um estudo de controle de microcefalia relacionada ao vírus zika. A pesquisa é desenvolvida na Paraíba e, segundo  o Ministério da Saúde,  tem como objetivo estimar a proporção de recém-nascidos com microcefalia associada ao zika e os riscos provocados pela infecção.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda