A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), que preside a Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), participou da quarta edição da banda ‘Maria Vem com as Outras’, que reuniu mulheres e homens, jovens e crianças, na sexta-feira (21), na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), no centro de Manaus, em ato público criado para alertar a população sobre as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contras as mulheres, realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), com a participação dos movimentos sociais de mulheres, gestores públicos ligados à questão da mulher e o público em geral. Este ano o tema foi “Mais Mulheres na Política”.
“Este é um ato pela vida, pela paz. Precisamos mudar a realidade em que vivemos e para isso é preciso ter comprometimento, vir às ruas e clamar aquilo que desejamos”, declarou a deputada. E acrescentou que todas as pessoas presentes estavam com o mesmo propósito. “Temos de aproveitar a data de início da festa popular do Carnaval para sair com o nosso bloco ‘Maria vem com as Outras’, mas não somente com as ‘Marias’, mas com os ‘Josés’ também, para que possamos construir certamente um mundo melhor”, concluiu Conceição Sampaio.
De acordo com a presidente do CEDIM, Ísis Tavares, a banda sai há quatro anos, com enfoque para a questão da violência, especialmente nesse período de carnaval. “Infelizmente, nesse período da festa legitima de Carnaval, uma expressão da cultura popular, os índices de violência contra as mulheres aumentam. Então chamamos a atenção para que se brinque de forma consciente, responsável, com muito respeito às mulheres”, apontou Isis, ao explicar que essa é principal bandeira do bloco, mas que outros temas também são tratados. “Este ano trouxemos o tema ‘Mais mulheres na política’, para que as mulheres participem mais dos rumos da nossa sociedade e para a população também vote nas mulheres”, destacou.
A banda contou com um trio elétrico, além da bateria da escola de samba Unidos da Alvorada e às 17h, após a concentração desde as 15h, percorreu as avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro com faixas, cartazes e folders contendo informações sobre os principais canais de atendimento oferecidos pelo governo do Estado às mulheres vítimas de violência, além de motivar as pessoas a se engajarem na causa.
A mobilização pré-carnavalesca tem parceria com as secretarias de Estado da Assistência Social (Seas), da Justiça e Direitos Humanos (Sejus), de Educação (Seduc), de Saúde (Susam), de Produção Rural (Sepror), de Trabalho (Setrab) e de Segurança Pública (SSP-AM), além da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Além da participação de mais oito entidades relacionadas à causa das mulheres, como a Ong Maria Bonita, Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), Associação de Prostitutas e Ex-Prostitutas do Amazonas (Apam), entre outras.