O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), lançou nesta quinta-feira, 28 de julho, à nova campanha “Amigo Legal”, que visa conscientizar a população sobre os perigos da mistura álcool e direção. A iniciativa, que terá ampla divulgação nas ruas, casas noturnas, escolas, empresas e na mídia, tem por meta diminuir os índices de acidente de trânsito em ao menos 10% até o fim do ano. Segundo a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, a campanha será direcionada principalmente aos frequentadores de festas noturnas da cidade, as ‘baladas’. “O ‘Amigo Legal’ é aquele que adota a postura correta no trânsito. É o amigo que não vai beber (bebida alcoólica) porque vai levar os amigos com segurança para casa”, explica. O ‘Amigo Legal’, de acordo com Mônica Melo, será eleito durante abordagens diárias dos agentes do Detran-AM nos bares e casas noturnas. A previsão é de que sejam percorridos pelo menos três lugares por noite. “O escolhido, que estiver habilitado a dirigir, vai receber uma pulseira e uma blusa que criamos para a campanha”. Além do caráter educativo, a campanha irá reforçar a fiscalização para coibir motoristas que trafegam sob efeito do álcool. Nas baladas, esse trabalho será otimizado através de aparelhos de teste de bafômetro descartáveis e de um recurso inédito nas blitze do órgão, o simulador de direção. “É uma espécie de painel com um volante para quem quiser fazer o teste”, explica Mônica Melo. O Governo Estadual também irá veicular, ao longo de dez dias, mensagens publicitárias alusivas à campanha “Amigo Legal” nas programações de emissoras de TV, rádio e nos jornais impressos. Mônica Melo informa que serão spots contendo alertas e dicas distintas para quem conduz automóveis e motocicletas. O jornal Cara Limpa também estará fazendo parte parte dessa campanha.
Thiago Barros
Agência de Comunicação do Governo do Amazonas | Agecom