O JORNAL IMPRESSO
RESISTE A ERA DIGITAL
Lançado em 1808, o impresso
segue competindo com outros meios de comunicação
Manaus, há muito tempo se
discute e se decreta a morte do jornal impresso, mas ele continua firme na sua
função de veicular informações.
Alguns historiadores
consideram que o “Gazeta do Rio” foi o primeiro jornal impresso em terras
brasileiras, Lançado no dia 10 de setembro de 1808, ele nasceu com o objetivo
de divulgar os atos da realeza portuguesa na nova colônia.
A data, no entanto, não é
consenso. Oficialmente considera-se o 1º de junho o Dia da Imprensa
Brasileira quando, em 1808, foi impressa a primeira edição do “Correio
Braziliense”. A data foi oficializada pela Lei 9.831/99, fruto do PL3559/97 do deputado
Nélson Marchezan, já falecido.
Por mais de um século a
História e histórias, boas e más notícias foram contadas nas páginas dos
impressos que circulavam nas principais capitais do Brasil. Era o jornal
impresso “reinando praticamente absoluto” na veiculação de notícias.
O surgimento e a popularização
da televisão foi a primeira ameaça ao “poderio” do jornal impresso. Mas,
mesmo com o surgimento do novo meio, dos noticiários com imagens e movimento, e
o índice de analfabetismo beirando os 56% da população brasileira, o impresso manteve-se
inabalável em sua função de meio de massa.
Mais de duzentos anos depois
do primeiro impresso, surge outra ameaça: a chegada da internet. No entanto ,os
20 anos dessa grande rede no Brasil, não tiraram do impresso a referência de
meio de comunicação por excelência. Há jornalistas especializados que fazem
questão de atuar nessa modalidade, e temem o fim do impresso. Há um público que
não abre mão de ler ou divulgar uma notícia, uma nota ou o que seja, nas
páginas de papel.
O jornal impresso permanecerá.
, cada meio tem seu papel no contexto da comunicação. "o impresso, jornal
ou revista, assim como o livro documenta, se manuseia, se leva para onde for,
sem precisar de aparato tecnológico", Destacou: Jornalista
Márcia Monteiro
Uma das desvantagens da comunicação digital, dentre
elas, a troca excessiva de informações; o que pode levar em uma perda
de credibilidade. Para ele, cabe ao público decidir em que informação acreditar,
em nosso Portal AMhoje , podemos
modificar ás notícias, pois sempre aparecem fatos novos “Muita coisa ainda tá por vir em termos de
comunicação, por isso a idéia de criar o Portal Impresso AMhoje” Finalizou , Elan Alencar – Diretor Presidente do AMhoje. ( www.amhoje.com.br )
Portal
Foco Amazônico
www.focoamzonico.com