Manaus - A Azul Linhas Aéreas Brasileiras suspendeu os voos para os municípios amazonenses de Eirunepé, Coari, e São Gabriel da Cachoeira. Segundo a assessoria da empresa, a descontinuação dos voos foi por conta da troca da frota de aeronaves e a falta de estrutura dos aeroportos para receber aviões maiores.
Anteriormente, a Azul utilizava as aeronaves ATR 42, com 48 lugares, em sua frota. Conforme o setor de comunicação da empresa, os aviões estão sendo trocados pelas aeronaves ATR 72, com capacidade para 70 assentos.
A Azul informou ainda que tem conversado com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Presidência da República, para pensar em soluções. Os clientes que haviam comprado passagens para os municípios foram reembolsados de forma integral, segundo a empresa, que reforçou dizendo ter uma expectativa que a suspensão dos voos seja temporária.
Segundo a SAC, os três aeroportos dos municípios de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira serão beneficiados com investimentos do programa de aviação regional do Governo Federal, nos quais receberão investimentos em ampliação e reforma de terminal de passageiros e novos pátios de aeronaves.
Conforme a SAC, o aeroporto de Coari está em fase de anteprojeto e licenciamento ambiental, sendo esta última antes do início do processo de licitação. Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira estão em fase de estudo preliminar, quando são definidos os detalhes da obra.
As reformas fazem parte do programa de aviação regional do Governo Federal e buscam oferecer aos aeroportos condições internacionais de infraestrutura e segurança para voos comerciais. Segundo a SAC, a ideia é que, com este programa e o sistema de subsídios do Governo Federal, as companhias aéreas fiquem mais estimuladas em voar pelo Brasil e oferecendo preços acessíveis.
