Por Caíque Varella.
Em visita ao município de Urucurituba, técnicos do Instituto Amazônia realizou duas Demonstrações de Método de divisão de colmeia, uma na estrada do Arrozal e outra na comunidade Atos 2. “Estamos iniciando um trabalho nessas duas propriedades, onde explicamos pros produtores o passo-a-passo da maneira correta de se fazer a divisão”, revelou o técnico Ezaldir de Souza dizendo ainda que ambas as abelhas são da espécie jandaíra.
Já nas comunidades do Lago do Arrozal foram realizadas visitas de ATER e de supervisão creditícia, onde os agricultores familiares estão querendo trabalhar com a cultura do guaraná, devido ao preço de mercado e por ocasião da enchente, que acabou prejudicando o plantio de cacau. Nas propriedades visitadas foram feitas Demonstração de Métodos de poda de limpeza e, após a produção, será realizada poda de frutificação e adubação.
Na Unidade demonstrativa de laranja localizada na estrada do Agostinho, km 2, os produtores tem sido orientados a fazer o balizamento, abertura de covas, calagem . A variedade da laranja é Pera Rio.
Já na comunidade Vila Silva foram realizadas visita e laudo de vistoria em projetos técnicos da atividade pecuária, onde foi realizada vistoria dos trabalhos que estão planejados nos projetos, bem como construção de curral, reforma de cerca e limpeza de campo. Já os produtores que trabalham com produção de banana foram orientados a fazer seus plantios em áreas de terras mais altas sendo que com as grandes enchentes os mesmos tiveram grande perca de sua produção e de seus plantios, levando a sua propriedade a ter uma atividade improdutiva.
O atendimento ao público foi direcionado para entrega de carteira de produtor, assinatura de projetos e contratos com AFEAM, e distribuição de sementes de hortaliças, informações sobre crédito rural, e orientações diversas dos serviços de ATER.
Fonte: Instituto Amazõnia