sábado, 11 de maio de 2013

Susam capacita profissionais de de Iranduba, Novo Airão, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba.

Na segunda-feira (13), uma nova turma de profissionais que atuam na área de radiologia em hospitais de sete municípios do interior do Amazonas, inicia o curso de “Aperfeiçoamento em Técnicas de Mamografia”, promovido pelo Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a capacitação faz parte dos preparativos para ampliação da oferta deste serviço de diagnóstico por imagem, no interior. 

O treinamento, realizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), tem carga horária de 40 horas e contará com a participação de profissionais de Iranduba, Novo Airão, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves e Urucurituba. “São dois profissionais por município, num total de 14 pessoas”, informa o secretário. 

Em 2012, treinamento semelhante foi dado para outros 26 profissionais, oriundos dos municípios de Boca do Acre, Tabatinga, Borba, Manacapuru, Itacoatiara, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Parintins, Santo Antonio do Içá, Tefé, Eirunepé e Guajará. “Este ano, até julho, devemos atingir um número de quase 100 profissionais treinados”, disse Alecrim. 

O conteúdo do curso de aperfeiçoamento aborda as técnicas do manuseio do aparelho de mamografia, fundamentos sobre o exame, além de técnicas de posicionamento para realização de mamografia (teoria e prática). 

Expansão – Atualmente, a rede estadual de Saúde conta com 25 aparelhos de mamografia em funcionamento. Destes, 20 estão localizados na capital e os demais em Parintins, Tefé, Tabatinga e Manacapuru. A Meta do Governo do Amazonas é dotar os 61 municípios do interior de mamógrafos, até o final de 2014.

Para a expansão do serviço, o Governo do Amazonas já adquiriu mais 10 mamógrafos que já foram enviados para os municípios. Já está em andamento o processo de treinamento de pessoal para operacionalizar o serviço, bem como as obras de adequação dos espaços para instalação dos equipamentos, nos hospitais. “As salas que receberão os mamógrafos precisam ser baritadas para cumprir as normas de funcionamento de equipamento que utiliza raio-X”, observa Wilson Alecrim. 

Além dos cursos de aperfeiçoamento, a Susam também está realizando em parceria com o Cetam um curso de Técnico em Radiologia, com a participação de 78 profissionais do interior do Estado. Este curso tem a participação de 27 municípios.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda