A Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) multou em R$ 34,2 milhões à operadora Oi por descumprimento de metas
de qualidade na prestação de serviço de telefonia celular. A decisão da
agência, publicada no Diário Oficial da União, é definitiva, mas a empresa
ainda pode recorrer à Justiça. A multa foi aplicada à
TNL PCS S/A e à 14 Brasil Telecom Celular S/A, empresas do grupo Oi que atuam,
respectivamente, na Amazônia e em Estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa
Catarina além do Distrito Federal.
Entre as metas de qualidade descumpridas pela operadora estão a taxa de reclamação de clientes, taxa de chamadas completadas para centrais de atendimento, taxa de chamadas realizadas e completadas, taxa de resposta ao usuário e taxa de recuperação de falhas ou defeitos. A pena de multa está relacionada a cinco processos administrativos abertos pela Anatel contra a Oi, três deles no ano de 2009 e outros dois em 2010.
Entre as metas de qualidade descumpridas pela operadora estão a taxa de reclamação de clientes, taxa de chamadas completadas para centrais de atendimento, taxa de chamadas realizadas e completadas, taxa de resposta ao usuário e taxa de recuperação de falhas ou defeitos. A pena de multa está relacionada a cinco processos administrativos abertos pela Anatel contra a Oi, três deles no ano de 2009 e outros dois em 2010.
A Oi diz que está
analisando o teor da decisão anunciada pela Anatel e acrescenta que irá
recorrer da decisão.
Outra operadora que esta
na mira da ANATEL é a Vivo, que detém 75 % das concessões dos municípios do
Interior do Amazonas e que já esta batendo o recorde de reclamações por
usuários dessas regiões.