Balanço
divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria de Segurança Pública do
Amazonas (SSP-AM) informa que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops)
atendeu 283.960 chamadas do cidadão ao Disque 190 pedindo atendimento da
Polícia Militar. As zonas norte e leste, as mais populosas de Manaus,
concentraram 59% do total das demandas.
O
secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, explicou que
as ocorrências são recebidas pela central de atendimento no 190 e despachadas
para as guarnições da Polícia Militar, ou encaminhadas às unidades
especializadas da Polícia Civil, dependendo da situação.
Estatísticas
do Ciops apontam que as principais ocorrências registradas em 2012 foram de
atitude suspeita, ameaça, perturbação da tranquilidade e da ordem, lesão
corporal, roubo e furto, brigas e acidentes de trânsito.
Vital
ressaltou que nem todas as chamadas atendidas no Ciops geram despacho de
viaturas ao local. “Nossos atendentes identificam ligações que são trotes e
ainda várias chamadas sobre um mesmo fato, quase sempre de pessoas que estão
presenciando ou tomaram conhecimento de determinada ocorrência. Essa seleção é
importante para acelerar o atendimento e evitar desperdício de tempo e
recursos”, disse o secretário.
Do total
de 1.741.041 ligações recebidas pelo Ciops em 2012, mais de 30% foram
identificadas como trotes. “No Amazonas, o número de chamadas atendidas pelo
190 e que geram despacho de viaturas fica em torno de 10%, dentro dos padrões
nacional e internacional para a prestação desse serviço”, disse o secretário de
Segurança Pública.
Participação
cidadã - Para o
coronel Vital, quando o cidadão liga para o 190 precisando de atendimento ou
informando sobre crimes e a ação de criminosos, acaba contribuindo bastante
para o bom trabalho da polícia e da segurança pública. “A participação da
população nesse processo é fundamental para o sucesso do programa Ronda no
Bairro, que pratica a filosofia de policiamento comunitário. A quantidade de
ligações que estamos recebendo, diariamente, mostra a credibilidade que o
cidadão tem na polícia”, disse.
O
secretário acrescenta que a implantação do Ronda no Bairro, projeto do
governador Omar Aziz, mudou o cenário de atendimento pelo
Ciops porque agora a população tem também o contato direto com o telefone das
viaturas que estão distribuídas a cada três quilômetros do território de
Manaus. “Nessa modalidade de policiamento comunitário, o cidadão pode
ligar direto para a viatura e solicitar o policiamento para atender uma
ocorrência”, afirmou Vital.
Campanha
contra o trote - De
acordo com o diretor do Ciops, coronel Raimundo Oliveira Filho, a SSP já
determinou que o órgão realize campanha educativa de combate aos trotes pelos
telefones de emergência 190 e 193, do Corpo de Bombeiros. “De 2011 para o ano
passado melhoramos bastante nosso sistema de atendimento e controle das
chamadas que chegam pelo 190 e 193. Hoje, mais de 90% dos trotes conseguimos
identificar ainda na triagem de atendimento da chamada telefônica, evitando o
envio de viaturas para falsa ocorrência”, disse.
O diretor
fez questão de lembrar que o trote é crime previsto no Código Penal. “Quem liga
para o 190 fazendo um trote comete comunicação falsa de crime, previsto no
artigo 340. Além disso, um trote pode impedir o atendimento a uma pessoa que
está realmente necessitando”, afirmou.
Oliveira
Filho disse ainda que a recente reforma que o Governo do Estado fez nas instalações
do Ciops para acomodar as tecnologias do Ronda no Bairro aumentou o número de
atendentes e melhorou a capacidade de atendimento à população.
Sobre o
Ciops
A partir
deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão da SSP,
começa a receber novas obras e equipamentos que vão prepará-lo para funcionar
como o Centro de Comando e Controle das operações na Copa do Mundo de 2014.