Manaus - Coordenadores da Comissão de Greve do Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM) anunciaram o fim da greve no Estado. A decisão saiu durante a assembleia geral no final da manhã desta terça, 7, para discutir as propostas feitas pelo Governo Estadual e Municipal, quanto as reivindicações da categoria e votar para a suspensão da greve dos médicos, feito a suspensa após uma votação de 44 a favor da suspensão e 12 da permanência da greve. Fonte D24AM
Os médicos voltam as suas atividades normais nesta quarta, 8. Segundo o presidente do SIMEAM, Mario Vianna a conversa ocorrida com o prefeito Amazonino Mendes e o encontro com o governador Omar Aziz tiveram saldos positivos para a categoria.
De acordo com Vianna, será feito o enquadramento de planos e cargos e carreiras de imediato. Onde será pago o retroativo salarial referente a maio de 2010 até a presente data. Quanto as multas que seriam aplicadas ao Sindicato, não irão acontecer, a categoria grevista terá abono de faltas e será montado uma comissão junto à Secretaria de Saúde do Estado, para estudar dentro de 60 dias uma revisão dos planos de cargos e salários dos médicos.
O reajuste será contado agora para os médicos de 5% a cada dois anos, o médico que tem 20 anos de serviço receberá um reajuste de 50%, declarou Mario Viana. "Nossa expectativa é de resolver em 45 dias e não em 60 dias. Mas continuaremos fazendo pressão apesar da suspensão", finalizou.
Segundo a assessoria da SIMEAM, será marcado novamente assembleia geral com os médicos onde será discutidos as propostas da categoria para com o Governo Estadual e Municipal do Amazonas.