sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Em Eirunepé servidoras deverão ser treinadas para operar mamógrafos

Através de curso oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), 84 servidoras da saúde de 27 municípios do interior incluindo Eirunepé serão treinadas para operar os novos mamógrafos que serão entregues pelo Governo Estadual até 2013. A previsão inicial é que até junho deste ano, 11 municípios e o barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) recebam os novos equipamentos. O curso terá duração de um ano e meio, e inicialmente as aulas serão à distância, com o auxílio de tutores locais e presenciais, incluindo aulas práticas em Manaus por meio da utilização de laboratórios. A qualificação também terá estágio supervisionado no próprio município.
De acordo com a Susam, o treinamento possibilitará que as profissionais manipulem os mamógrafos, realizem os exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia odontológica, densitometria óssea, radioterapia, entre outras modalidades de diagnóstico por imagem, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
O titular da Susam, Wilson Alecrim, ressaltou, que a prioridade em qualificar mulheres é estratégica. "Somente funcionárias do sexo feminino serão capacitadas para o uso do mamógrafo. Isso é importante pois pode aproximar mais as pacientes, evitando que as mulheres deixem de fazer a mamografia por medo de constrangimento", declarou.
As imagens dos exames serão enviadas em tempo real para um centro de laudos em Manaus, onde especialistas vão enviá-lo e avaliarão as pacientes via sistema de Telemedicina, presente em todos os municípios amazonenses.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), os municípios de Apuí, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa, Carauari, Eirunepé, Guajará, Tefé, Manacapuru, Itacoatiara, Maués, Parintins, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Coari, Lábrea, Boca do Acre, Urucará, Itapiranga, Autazes, Iranduba, Manicoré, Tapauá, Barcelos, São Paulo de Olivença e São Sebastião do Uatumã vão ter de duas a quatro servidoras capacitadas para operar os aparelhos de mamografia.

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda