sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A arte do nankin: Ecy Monte Conrado um artista da Amazônia

 Ecy Monte Conrado
Nascido em Manaus em 14/07/46, Ecy foi criado em Eirunepé, voltou na adolescencia para Manaus para cursar o Ginasio onde permaneci até o ano de 64, quando os militares deram o golpe chamado "revolução" e teve que sair as pressas de Manaus para escapar da perseguição da diatadura, vindo trabalhar nos seringais da família. "Ao chegar, tive o impacto de culturas passando a conviver com seringueiros que só falavam de caça, pesca, ou seus mitos folclóricos regionais.Veja algumas de suas telas:

Ninhal, lugar de postura de ovos.

No inicio tudo foi atraente, mas logo a limitação, a mesmice dos assuntos me isolaram, e busquei refúgio nas horas de folga adentrando a floresta e passando a ser um observador atento aos seus habitantes de flora e fauna.  Por falta de material para desenho, levava comigo pedaços de papel de embrulho e um lápis e então, comecei a desenvolver desenhos com os temas visualizados no dia a dia. O tempo passou, e cada vez mais procurei retratar com detalhes a selva, os animais as plantas, o mundo perdido no qual eu vivia. Sou um auto-didata, nunca estudei um só dia desenho. Deus me presenteou com esta possibilidade de retratar a região que tanto amo e que vejo ser depredada pelo avanço do mundo moderno. 
     Na minha estada nos seringais, convivi com a tribo dos Curinas e deles colhi um aprendizado sobre a natureza. Naquela época ainda muitos costumes não tinham se perdido e os índios cultuavam seus Deuses e tradição. Hoje só vivem nas cidadezinhas bebendo cachaça e brigando. Sou assim, antes de artista, um apaixonado pelo meu mundo, e convido você que me lê, a entrar em contato para eu falar mais sobre minha região". Para acompanhar melhor o trabalho desde fabuloso artista amazonense acessem www.conradinhoern.blogspot.com/

           

Publicidade

Publicidade

Pesquisar este blog

Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda